quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Nome de Aécio para a Presidência causa novas reações
Reprodução de texto de José Dirceu por Narcio Rodrigues é criticada por partidários de José Serra

RENATO COBUCCI

SERRA AÉCIO NEVES

Aécio Neves e José Serra já disputam a pré-candidatura à Presidência em 2014

A “tropa de choque” do senador Aécio Neves (PSDB) voltou na terça-feira (25) a defender o nome do mineiro para a disputa pela Presidência da República em 2014. A defesa foi motivada após as críticas do correligionário de José Serra e dirigente do PSDB paulista, Raul Christiano, contra o presidente estadual da legenda e secretário de Ciência e Tecnologia de Minas, Narcio Rodrigues. Via Twitter, Rodrigues usou um texto do petista José Dirceu, que coloca Aécio como a “bola da vez” no ninho tucano. Insatisfeito com o ato, Christiano afirmou que o dirigente mineiro está “dando eco” para Dirceu.

O petista aponta em seu texto que Aécio Neves está “com tudo pronto para tomar o PSDB”. Segundo ele, um grupo já articula para impedir que José Serra assuma a presidência do partido, e consequentemente, mantenha a chamada “hegemonia paulista”. Depois desta etapa, Aécio se colocaria como candidato tucano a presidente da República. Por fim, Dirceu aponta que até o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, defensor antigo de Serra, já teria concordado que agora é a vez do tucano mineiro participar da disputa.

Depois da publicação, paulistas e mineiros trocaram farpas publicamente. Narcio Rodrigues afirmou que até os petistas reconhecem a força de Aécio. Minutos depois, Raul Christiano rebateu e disse que não acreditava que tucanos poderiam dar atenção ao texto. “Todos nós queremos Aécio Neves forte e mobilizador, sem dispersões. Fala de Dirceu é provocação, aposta na divisão do PSDB”.

O tema acabou repercutindo dentro do PSDB. Cotado para ser o líder da minoria na Câmara, o deputado federal Paulo Abi-Ackel disse que a discussão sobre o nome do PSDB em 2014 deve ocorrer em alto nível. Porém, Abi-Ackel reforçou a posição defendida por José Dirceu e reproduzida por Narcio Rodrigues. “A discussão é natural e pontual, principalmente no início de uma legislatura e um pós campanha traumático. Mas, todos sabemos do papel que temos que desempenhar para consolidar o nome de Aécio Neves”.

Ele ainda reforçou que a mobilização vai além de Minas Gerais. “Já recebemos manifestações de todos os cantos, inclusive de São Paulo. Hoje, temos uma impressão e certamente no futuro teremos a constatação que ele (Aécio) é o mais importante nome para 2014. Vamos trabalhar pra isso”.

Na mesma linha, o deputado Eduardo Azeredo aproveitou para pedir uma discussão equilibrada e sem rancores no PSDB. “São os dois maiores estados do Brasil e temos de crescer juntos. Essa briga não leva a lugar nenhum”. Ele defendeu ainda a abordagem objetiva do tema. “O assunto não pode ser tratado somente em termos regionais. Mineiros e paulistas precisam ser ouvidos”.

Nenhum comentário:

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...