quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013


Militares iniciam negociações com os presos na penitenciária Nelson Hungria
No pavilhão onde está ocorrendo a rebelião estão presos condenados por crimes como tráfico de drogas, furto e roubo
21/02/2013 14h12
Avalie esta notícia » 
2
4
6
8
GABRIELA SALES / JOSÉ VITOR CAMILO
Siga em: twitter.com/OTEMPOonline
  • Notícia
  • Comentários(8)
  • Compartilhe
  • Mais notícias
A
A
FOTO: LEO FONTE / O TEMPO
Miliatres cerca unidade onde detentos mantém duas pessoas reféns
Militares de vários batalhões tentam conter os detentos da penitenciária Nelson Hungria, que realizam uma rebelião na unidade nesta quinta-feira (21). Uma professora do sistema prisional e um agente penitenciário são mantidos reféns no local.
No início da tarde desta quinta, e tentando diminuir o tumulto no local, a polícia utilizou uma bomba de efeito moral dentro do pavilhão um onde está acontecendo a rebelião. Cerca de 110 detentos participam do tumulto. “A bomba foi necessária devido a grande agitação dos presos que estavam fazendo cordas com roupas para acessarem o telhado da penitenciária”, explicou o chefe de comunicação da Polícia Militar, major Sérgio da Silva Dourado.
Ainda de acordo com o major, cerca de 100 militares de vários grupamentos e batalhões participam da ação de controle dos presos dentro da Nelson Hungria.
Detentos do pavilhão seis, também precisaram ser contidos. Ao verem a movimentação na unidade, eles atearam fogo em colchões. O tumulto foi controlado logo no início pelos próprios agentes penitenciários, de acordo com a PM.
Ainda de acordo com o major, ambulâncias foram acionadas no local para possível atendimento. “Não há ninguém ferido dentro da unidade, mas requisitamos os carros para qualquer tipo de emergência”, ressaltou.
Crédito: Leo Fontes / OTEMPO
Helicóptero da PM sobrevoa unidade prisional
Entenda o caso.
Por volta das 10h30 da manhã, detentos do pavilhão um renderam um agente penitenciário e uma professora do sistema prisional. Os presos reivindicam a volta da permissão de visita de mulheres grávidas, crianças, revisão de pena e acusam de agressões dentro da penitenciária.
Um dos detentos envolvidos na rebelião usou um celular para ligar para a Rádio Itatiaia e se identificou como Daniel Cipriano. Durante o contato telefônico com a equipe de reportagem da emissora, o preso alegou que o motim, iniciado no Pavilhão 1 e que já conta com a participação de 100 detentos, é feito como forma de reivindicação à proibição de visitas de mulheres grávidas e mudança nos horários para que os parentes vejam os detentos.
Militares do 18º Batalhão de Polícia Militar, de Contagem foram os primeiros a chegarem no local. Homens do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE), Batalhão de Choque e Corpo de Bombeiros também estão na unidade.
Por meio de nota, a Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) informou que o motim começou por volta das nove horas da manhã e envolve cerca de 90 detentos. Segundo a Suapi, a professora e o agente foram rendidos no momento em que estavam na sala de aula que funciona dentro da unidade prisional e que, por enquanto, não há feridos.
Ainda segundo o órgão, Bruno Fernandes, o goleiro Bruno, não está envolvido no motim. O atleta está preso há dois anos e meio na penitenciária e será julgado em 4 de março deste ano, pelos crimes de homicídio, ocultação de cadáver, sequestro e cárcere privado de Eliza Samudio.
Outro detento que também está fora do tumulto é o acusado de matar dois empresários em abril de 2010, no bairro Sion, na região Centro-Sul de Belo Horizonte.
Em relação a comunicação feita pelo detento através de celular, a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) informou que não é permitido uso de celulares dentro das unidades prisionais. No Complexo da Nelson Hungria um Body Scan em funcionamento, permite bloquear o aparelho. Porém o órgão não informou como o preso conseguiu se comunicar  de dentro da penitenciária.
Atualizada às 15h38
Galeria de fotos

Nenhum comentário:

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...