quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Detento fica ferido após confusão e presídio do Recife passa por revista
Preso se desentendeu com outro interno no Complexo Prisional do Curado. Vistoria encontrou mais facões, foices e facas no Frei Damião de Bozzano.
05/02/2015 18h19 - Atualizado em 05/02/2015 18h19
Do G1 PE
Facões, facas e foices apreendidos no Presídio Frei Damião de Bozzano (Foto: Divulgação / Seres)Facões, facas e foices apreendidos no Presídio Frei Damião de Bozzano (Foto: Divulgação / Seres)
Um preso ficou ferido após um desentendimento com outro detento no pátio do Presídio Frei Damião de Bozzano (PFDB), que compõe o Complexo Prisional do Curado (antigo Aníbal Bruno), na Zona Oeste do Recife, nesta quinta-feira (5). De acordo com a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), o interno ferido foi socorrido e levado ao Hospital Otávio de Freitas, na mesma região, mas já foi liberado. A unidade ainda passou por vistoria nesta quinta.
Durante a inspeção, foram encontrados 12 facões industrializados, cinco facões artesanais, duas foices industrializadas, cinco foices artesanais, 18 facas industrializadas, sete facas artesanais, além de 40 litros de cachaça artesanal, uma usina artesanal para fabricação de cachaça, balança de precisão, oito celulares e 97,2 g de maconha.
Essa é a segunda inspeção na semana em um dos presídios do Complexo do Curado. Na segunda-feira (2), a vistoria no Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros (Pjallb), que também faz parte do conjunto, apreendeu foices, facões, celulares, drogas e bebidas alcoólicas.
Situação de emergência

Nas últimas duas semanas, o Complexo Prisional do Curado, o maior do estado, registrou uma série de tumultos e motins. Há 15 dias, uma rebelião que durou três dias terminou com o saldo de três mortos e dezenas de feridos. Um sargento da PM foi assassinado durante o motim e um dos detentos foi decapitado.
No início deste mês, um cinegrafista da TV Globo já havia captado imagens de presos utilizando facões e celulares na área comum do complexo. Um vídeo mostrando a realização de festas e fabricação de cachaça artesanal na unidade também foi divulgado. Após as denúncias, o então secretário de Ressocialização, Humberto Inojosa, entregou o cargo. No lugar dele, assumiu o coronel reformado da PM Éden Vespaziano. Os três presídios do Curado têm capacidade para 1.800 presos, mas atualmente abrigam 7.000.

Diante da situação, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), declarou estado de emergência no sistema penitenciário na quarta (28) passada e determinou intervenção do Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga, que está com as obras paradas há cerca de dois anos. O decreto com as medidas foi publicado no Diário Oficial da sexta (30). Em nota, o Executivo Estadual destacou que "tais medidas se dão em face à atual situação de tensão vivenciada no sistema prisional".
O decreto assinado pelo governador criou uma força-tarefa envolvendo nove secretarias: Justiça e Direitos Humanos, Casa Civil, Fazenda, Planejamento e Gestão, Desenvolvimento Social, Controladoria Geral, Administração, Gabinete de Projetos Estratégicos e Procuradoria Geral do Estado.
Força Nacional
Na última segunda (2), o governador Paulo Câmara (PSB) afirmou que, se for preciso, vai convocar a Força Nacional para intervir nos presídios pernambucanos. "Se for necessário, não vou ter problema nenhum em chamar [a Força Nacional]. Mas acredito que estamos tomando um conjunto de medidas necessárias, medidas de reorganização do sistema que vão destravar a questão de termos mais vagas. Hoje, um dos grandes problemas do sistema penitenciário de Pernambucoé a superlotação e, para enfrentar isso, não tem outro caminho senão a criação de vagas", afirmou o governador após o reinício das atividades da Assembleia Legislativa do Estado (Alepe).

Nenhum comentário:

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...