terça-feira, 2 de abril de 2013

Presos receberam cerca de 50 caixas de cerveja em RR, diz agente


02/04/2013 00h39 - Atualizado em 02/04/2013 00h39

Bebida estava escondida em caminhão com areia no último dia 30.

Secretário de Justiça afirma que o número de embalagens é menor.

Bruno PerezDo G1 RR
38 comentários
Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (Foto: Rodrigo Litaiff/G1 RR)Penitenciária Agrícola do Monte Cristo: alvo de mais
uma polêmica (Foto: Rodrigo Litaiff/G1 RR)
Cerca de 50 caixas de cerveja (latas de 350 ml) foram descarregadas e levadas às celas da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, no último sábado (30). Esta afirmação foi feita por um funcionário da unidade prisional, que por medo, preferiu não ser identificado.
O secretário de Justiça e Cidadania, Eliéser Girão Monteiro, nega esta informação e assume que menos de 20 embalagens entraram na penitenciária em meio à areia. Ele afirma que o material de construção está sendo entregue para finalização de obras no interior da penitenciária.
A testemunha disse que quando os seis agentes penitenciários que estavam de plantão viram o carregamento de bebida, tentaram apreender os produtos, mas foram ameaçados por cerca de 100 detentos que cercavam o caminhão.

"Não tinha como ninguém fazer nada. Caso acontecesse um confronto, teríamos derramamento de sangue e quem sabe, mortos", disse.
Ainda segundo o funcionário, o policiamento ordinário foi chamado para dar apoio à ocorrência, mas achou prudente não confrontar. "Quando estes policiais chegaram as latas de cerveja já haviam sido retiradas do pátio e divididas pelos presos que a consumiram".   
Já Monteiro assume que houve erro humano, e que quando perceberam a carga ilegal logo tentaram interceptá-la. Ele disse ainda que alguns presos estão criando problemas e que a direção vai adotar medidas mais enérgicas.
"Isso não poderia ter acontecido. Já estamos apurando os fatos e os culpados serão punidos. Não podemos permitir a entrada de produtos proibidos dentro das unidades", afirmou.
O caminhoneiro que levou o material de construção e a cerveja foi preso e encaminhado ao 5º Distrito Policial. A assessoria de comunicação da Secretaria de Justiça informou que o motorista prestou depoimento e foi liberado pela autoridade policial.

Nenhum comentário:

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...