quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Secretário e presos estão em lista de aprovados para agente prisional no ES

Lista foi publicada nesta terça-feira (29), no site oficial da Sejus.
Secretário afirma que polícia vai investigar crime eletrônico.

Do G1 ES
4 comentários
O secretário de Justiça do Espírito Santo, presos e até mesmo pessoas que já morreram estão entre os classificados para a segunda fase do processo seletivo para vagas de agentes penitenciários no Espírito Santo. A lista foi publicada nesta terça-feira (29), no site oficial da Secretaria de Justiça do estado (Sejus), mas foi retirada no período da tarde.
O secretário estadual de Justiça, Ângelo Roncalli, ficou em terceiro lugar, pela relação. A lista  também traz outros nomes curiosos, como Odessi da Silva Júnior, o Lumbrigão - acusado de matar o juiz Alexandre Martins - e Ricardo Cruz Macedo, que em 2008 foi preso por aplicar vários golpes no Espírito Santo. Até quem já morreu aparece como classificado: Victor Bueno Veloso de Oliveira é um vendedor de carros que foi morto em agosto deste ano, em Vila Velha. E no primeiro lugar, aparece o nome do senador
O nome do secretário de Justiça aparece em terceiro lugar na lista de de classificados para agente penitenciário no Espírito Santo (Foto: Reprodução/ Site da Secretaria de Justiça do Espírito Santo)O nome do secretário de Justiça aparece em terceiro lugar na lista de de classificados para agente penitenciário no Espírito Santo (Foto: Reprodução/ Site da Secretaria de Justiça do Espírito Santo)
Em entrevista ao G1, Ângelo Roncalli afirmou que as inscrições foram feitas de má fé e a Polícia Civil vai apurar o crime eletrônico. Ele explicou que, como o número de inscritos tem crescido muito, o órgão adotou o sistema de processo seletivo eletrônico, devido aos prazos mais curtos, quando comparados aos de um concurso público, que demoraria até um ano para ser elaborado.
Secretário de Justiça do Espírito Santo, Ângelo Roncalli (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Secretário Ângelo Roncalliafirma que houve má fé
nas inscrições (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
"Durante a inscrição pela internet, o candidato informa seus dados pessoais e qualificação, responde a algumas perguntas e é pontuado de acordo com suas respostas. No fim do prazo de inscrição, já temos uma lista com os classificados, que são convocados para a apresentação de documentos", disse.
Segundo Roncalli, o concurso será mantido e o sistema vai gerar os classificados. "Foi cometido um crime eletrônico. No sistema, consta que minha inscrição foi feita por volta de meio-dia de domingo (27). Mas isso não traz prejuízos à seleção, porque os classificados passam por uma investigação social e não poderiam apresentar a documentação necessária", informou. O secretário disse ainda que a lista voltará ao site, sem alterações.
Para o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Espírito Santo (Sindaspes), Paulo Cesar Buzzetti dos Santos, o fato é motivo de preocupação, porque expõe o sistema penitenciário capixaba. "Demonstra e comprova a fragilidade do processo de inscrição e seleção para o ingresso na função de agente penitenciário. Entendemos que isto não pode ocorrer. O assunto é sério, envolve a segurança pública e deve ser assim tratado", disse.
Segundo ele, a classe espera que as autoridades competentes determinem as providências cabíveis, a fim de evitar danos ainda maiores para o sistema penitenciário.

Nenhum comentário:

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...