segunda-feira, 28 de novembro de 2011


Cresce o número de aparelhos celulares apreendidos nos presídios de Mato Grosso


A apreensão de aparelhos celulares nos presídios de Mato Grosso vem apresentando crescimento significativo em 2011. Dados da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), apontam um aumento de 43,07% nas apreensões em relação ao ano anterior. Enquanto em 2010 foram apreendidos 780 aparelhos, o ano de 2011 registra nos seis primeiros meses, o recolhimento de 1.116 celulares. 
Na avaliação do secretário-adjunto de Administração Penitenciária, tenente-coronel Clarindo Alves de Castro, esse resultado é fruto das ações, dos investimentos promovidos no setor e também do comprometimento dos servidores nas unidades prisionais. 
 
Entre as ferramentas e ações que visam evitar a entrada de celulares, chips, carregadores e armas nas penitenciárias e cadeias públicas, coronel Castro destaca a aquisição de novos equipamentos, restauração de antigos e ainda a intensificação dos procedimentos de revista nos visitantes e nas celas. 
 
Entre os novos equipamentos está a aquisição de 108 banquetas com detectores de metal. Elas foram compradas em parceria com o Depen (Departamento Penitenciário Nacional) e estão agilizando as revistas nas unidades prisionais em todo o Estado. A reativação dos detectores de metal - tipo portais, instalados nas maiores unidades também contribui para os resultados, bem como o uso de detectores portáteis em forma de raquete, utilizados desde 2008. 
 
Já a intensificação nas revistas foi implementada com auxílio da Polícia Militar e dos agentes do Serviço de Operações Penitenciárias Especiais (Soe). A partir de 1º de dezembro, será reforçada pela segunda turma do Soe, ocasião em que os agentes em capacitação no II Cope, iniciarão as aulas práticas.
 
Coronel Castro explica que o Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), também colabora nos trabalhos de revistas durante as ocorrências mais graves. De acordo com ele, todas as solicitações são prontamente atendidas através do coordenador do Gaeco, procurador Paulo Prado.
 

Nenhum comentário:

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...