sexta-feira, 3 de maio de 2013


Com presença do governador de MG, presídio de Oliveira é inaugurado


Investimento do Estado foi de R$ 2,3 bilhões.

Oliveira tem 137 detentos, sendo 125 homens e 12 mulheres.

Do G1 Triângulo Mineiro
Antonio Anastasia participou da inauguração (Foto: Reprodução/TV Integração)Antonio Anastasia participou da inauguração
(Foto: Reprodução/TV Integração)
Foi inaugurado nesta quinta-feira (2) o presídio de Oliveira, no Centro-Oeste, que tem capacidade de abrigar 114 presos. O local conta com cerca de 1.400 metros de área construída, dez celas masculinas, duas femininas e uma para deficientes físicos. A área foi doada pela Prefeitura e o investimento do Estado foi de R$ 2,3 bilhões. 
O governador Antonio Anastasia participou da solenidade de inauguração, que aconteceu oito anos depois de ter sido feita a solicitação da obras. “Nós tivemos alguns percalços de ordem burocrática e o estado teve que assumir a construção do imóvel. O mais importante é que foi inaugurado e que seja ocupado brevemente", disse o governador.
O presídio também vai contar com um albergue, destinado aos detentos do regime semiaberto, uma sala para visitantes e duas celas para visitas íntimas. Atendimentos médicos e odontológicos serão feitos no local, para evitar a saída dos presos. “Agora os detentos vão poder cumprir as penas em um local adequado. Este é um local padrão, onde eles terão dignidade e nós vamos prezar pelo estudo, pelo trabalho e pela religião ”, afirmou o diretor do presídio, Luiz Felipe dos Santos.
Segundo o secretário de Defesa Social, Rômulo Ferraz, no projeto está prevista a instalação de uma fábrica para que os presos possam trabalhar, além de salas de aula. “Vai ser feito um galpão nos próximos dias, para fabricação de blocos de concretos e até o final do ano também serão construídas salas de aula”, garantiu o secretário.
Cadeia será desativada
Oliveira tem 137 detentos, sendo 125 homens e 12 mulheres (Foto: Reprodução/TV Integração)Oliveira tem 137 detentos, sendo 125 homens e
12 mulheres (Foto: Reprodução/TV Integração)
Oliveira tem 137 detentos, sendo 125 homens e 12 mulheres. Nos próximos dias eles serão transferidos para o presídio, mas a data não foi revelada por questões de segurança. Com a nova unidade, a cadeia pública, que fica no Centro da cidade, será desativada. “O prédio é muito antigo e já passou por vários problemas. Como o presídio oferece todas as condições exigidas, não há necessidade de contarmos com a antiga cadeia", disse o prefeito João Batista de Sousa.
Segundo o juiz da Comarca de Oliveira, Adelardo Franco de Carvalho Júnior, presos de outras cidades da região não serão transferidos para o novo presídio. “A Suapi (Subsecretaria de Administração Prisional) é que faz o controle dessa movimentação dos presos, e o ideal é que eles estejam mais próximos de suas casas. E como essas locações já estão definidas, creio que não é essa possibilidade”, explicou.

Nenhum comentário:

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...