quarta-feira, 29 de maio de 2013

Detendo aproveita portão aberto e foge da Apac de Passos

Jovem aproveitou que o portão estava aberto e escapou


Um detento de 24 anos fugiu, nesta terça-feira (28), da Associação de Proteção e Apoio ao Condenado (Apac) de Passos, no Sul de Minas Gerais.

Segundo a Polícia Militar (PM), um monitor da Associação relatou que A.J.S. aproveitou que o portão de carga e descarga estava aberto e escapou. Outro preso tentou perseguir o jovem, mas ele conseguiu escapar para um matagal.

Ainda conforme a corporação, o foragido tem pele clara, cabelos pretos e uma pinta na boca. Ele tem 1,75 m de altura e, no momento da fuga, vestia calça preta do abrigo e uma camiseta branca.
O jovem cumpria pena em regime semiaberto. Ele foi condenado por roubo e furto a uma pena de 13 anos e 2 meses. Ele ainda precisava cumprir 5 anos, 5 meses e 24 dias dessa pena. Conforme o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), quando ele for recapturado, será instaurada uma apuração para essa falta. Se ela for considerada grave, o homem pode perder a regressão da pena conseguida por meio de trabalho.


Entenda o que é a Apac

Apac é uma entidade dedicada à recuperação social dos condenados. O trabalho desenvolvido nas 33 instituições desse tipo no Estado tem o intuito de valorizar o ser humano e dar oportunidades de reintegração social.

A principal diferença entre a Apac e o sistema prisional comum é que na associação os detentos (chamados de recuperandos) são responsáveis pela sua recuperação e contam com assistência espiritual, médica, psicológica e jurídica prestada pela comunidade. A segurança e a disciplina desses estabelecimentos são assegurados com a colaboração dos recuperandos, tendo como suporte funcionários, voluntários e diretores, sem a presença de policiais e agentes penitenciários.

Os detentos têm ainda a oportunidade de frequentar cursos supletivos e profissionalizantes, o que evita a ociosidade. A Apac é filiada à Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), órgão coordenador e fiscalizador das Apacs.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bandido e' bandido sempre, não se pode confiar

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...