terça-feira, 17 de janeiro de 2012


Bala que matou adolescente saiu da arma de agente


 de presídio em MG


Crime ocorreu há mais de um ano no Presídio Jacy de Assis em Uberlândia.
Polícia Civil conclui o inquérito e indiciou agente por homicídio doloso.

Do G1 Triângulo Mineiro
Delegados da Polícia Civil apresentaram conclusão do inquérito (Foto: Hismênia Keller/G1)
Delegados da Polícia Civil apresentaram conclusão
do inquérito (Foto: Hismênia Keller/G1)
O inquérito que apurou a morte de um adolescente de 16 anos, há mais de um ano, foi concluído e apresentado pelos delegados da Polícia Civil Rogério Martinez e Cirano de Almeida na tarde desta segunda-feira (16), na Delegacia de Homicídios de Uberlândia.


Segundo as investigações, o agente do Presídio Professor Jacy de Assis, Tiago Lucas Ferreira, foi o responsável pelo disparo que matou o adolescente na noite do dia 31 de dezembro de 2010, no Bairro São Jorge, próximo ao presídio. O agente foi indiciado por homicídio doloso e o inquérito será entregue ao Ministério Público (MP).
O delegado Rogério Martinez disse que a demora na conclusão do caso ocorreu devido à quantidade de provas e depoimentos a serem analisados. “Foi uma investigação complexa e precisávamos aguardar pelo resultado dos exames encaminhados a Belo Horizonte”, comentou.
Durante as investigações, o agente foi chamado para prestar depoimento e negou ter feito o disparo. Ele alegou que havia várias pessoas transitando na rua no dia do crime. “Os exames de balística e da reconstituição do crime provaram que o projétil saiu da murada leste ou de uma das guaritas do presídio e foi disparado por uma pessoa que estaria em pé. Descartando assim a possibilidade de outras pessoas que estavam na rua terem cometido o crime, como foi dito no depoimento do agente", explicou Martinez.
As armas dos 13 agentes que trabalharam no dia 31 foram periciadas em Belo Horizonte. O exame de balística apontou que a arma usada no crime foi um revólver calibre 38. Entretanto, outro fato chamou a atenção da polícia, segundo informou o delegado: “O agente registrou um boletim de ocorrência em Morrinhos, GO, um mês após o crime de furto de uma arma de uso pessoal. Como havia contradição no que o agente declarou à delegada de plantão da cidade, isso confirmou as suspeitas, uma vez que o projétil não saiu das 13 armas periciadas”, explicou o delegado, que disse ainda não ter encontrado a arma de uso pessoal do agente. O inquérito será encaminhado ao MP, onde o indiciamento será analisado.
O diretor adjunto do presídio Jacy de Assis, Rafael Rodrigues dos Santos, informou que até o momento não foram notificados oficialmente da situação do agente Thiago Lucas Ferreira. O diretor do presídio, Adanil Firmino, disse por telefone que o agente está afastado por questões médicas há 90 dias. Comentou ainda que está de férias e apenas na próxima segunda-feira (23)  terá acesso ao processo criminal, mas adiantou que vai haver um processo administrativo porque foi constatado que o agente usou uma arma particular e que os agentes só podem usar armas de propriedade do estado dentro do presídio.

Nenhum comentário:

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...