terça-feira, 9 de agosto de 2011


Está faltando policial civil
Delegacia regional fica sobrecarregada nos plantões; quem é detido precisa aguardar, dentro de ônibus da PM, por mais de 12 horas
Publicado no Super Notícia em 09/08/2011
Avalie esta notícia » 
  • Notícia
  • Comentários(0)
  • Compartilhe
  • Mais notícias
A
A
FOTO: ARQUIVO/DIÁRIO DO AÇO
Ônibus da PM fica do lado de fora com os presos, atendidos por ordem de chegada
Faltam policiais civis para registrar os flagrantes em Ipatinga, no Vale do Aço. Segundo uma moradora da cidade, que pediu para não ter o nome revelado, nesse fim de semana, as pessoas presas esperaram mais de 12 horas dentro de um ônibus da Polícia Militar, do lado de fora da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Ipatinga.

A unidade fica sobrecarregada porque, quando funciona em regime de plantão - de segunda a sexta-feira depois das 18h30, nos fins de semana e nos feriados -, todas as ocorrências registradas em Ipatinga e noutras 15 cidades da região são direcionadas para lá.

"Recentemente, a delegacia foi ampliada, mas não posso colocar todo mundo em celas. Então, eles ficam nos ônibus aguardando o atendimento, que é por ordem de chegada", afirma o delegado regional João Xingó de Oliveira.

Para tentar reduzir o tempo de espera dos detidos, a delegacia deve começar a dar preferência a pequenos delitos, que demoram menos para serem registrados.

Segundo Oliveira, o efetivo da regional do Vale do Aço - de 26 delegados, 62 investigadores e 22 escrivãos - é insuficiente. Ele explica que um servidor público da polícia só pode trabalhar 40 horas semanais e, dentro dessa jornada, fazer plantões de 12 horas.

"Como acontece em qualquer lugar, o atendimento é por ordem de chegada. Cada flagrante leva de duas a três horas para ser concluído. O delegado não consegue fazer quatro flagrantes ao mesmo tempo".
Concurso
Segundo o delegado regional João Xingó de Oliveira, um edital para concurso público está aberto e 144 vagas para delegado serão disponibilizadas, sendo dez para Ipatinga. As inscrições serão abertas no dia 27 de setembro. Acesse: www.acadepol.mg.gov.br.
Comentários

Nenhum comentário:

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...