quinta-feira, 11 de agosto de 2011


Avião mais rápido do mundo desaparece durante missão
11/08/2011 19h58
Avalie esta notícia » 
DA REDAÇÃO
Siga em: twitter.com/OTEMPOonline
  • Notícia
  • Comentários(1)
  • Compartilhe
  • Mais notícias
A
A
FOTO: DIVULGAÇÃO/DARPA
O falcon HTV-2 podia chegar a velocidades 20 vezes maiores à do som
O Pentágono, Departamento de Defesa dos Estados Unidos, informou nesta quinta-feira que o avião mais rápido do mundo já construído, o Falcon HTV-2, desapareceu durante uma missão. A aeronave, lançada ao espaço impulsionada por um foguete da base aérea de Vanderberg (Califórnia), conseguiu colher mais de nove minutos de dados até que uma anomalia provocou a perda de sinal e consequentemente a queda.

Segundo comunicado da Agência de Pesquisa de Projetos Avançados de Defesa dos EUA (Darpa), dados preliminares indicam que o avião caiu no Oceano Pacífico, em algum ponto de seu percurso planejado. A Darpa retransmitiu nesta quinta-feira pelo Twitter o segundo e último teste do Falcon HTV-2, que pode chegar a velocidades 20 vezes maiores à do som.

A aeronave foi submetida a outro teste em abril do ano passado, mas a missão teve de ser abortada nove minutos depois da decolagem, ao se detectar uma anomalia técnica durante o lançamento.

O avião foi elaborado em 2003, como resultado de um projeto do Pentágono para criar uma aeronave sem piloto que pudesse chegar a qualquer parte do mundo em menos de uma hora e suportar temperaturas de quase 2 mil graus centígrados. Os dois testes do Falcon HTV-2 tiveram custo total de US$ 308 milhões.
 

Nenhum comentário:

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...