segunda-feira, 12 de dezembro de 2011


Onde fica e como ‘funciona’ o maior presídio da América Latina?

NEM PARECE UM PRESÍDIO


Unidade prisional equivale a “oito presídios do Serrotão”! 

Quase cinco mil presos. A penitenciária que abriga uma população maior do que a de muitos municípios paraibanos se chama Presídio Professor Aníbal Bruno, fica em Recife (PE) e de acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é a maior unidade prisional da América Latina.
Lá é ‘liberou geral’. Segundo CNJ, pelo menos 14 cantinas estão espalhadas pela penitenciária, todas administradas pelos próprios detentos, para a comercialização de tudo: frutas, verduras, churrasquinho, produtos de limpeza... (além de armas e celulares, claro).
Os produtos são comprados pelos presos e seus parentes, que em dias de visita chegam a reunir 8 mil pessoas no complexo prisional. “É uma verdadeira cidade medieval”, afirma o relatório do CNJ, que esteve no local recentemente.
Não é só isso. As melhores celas custam em torno de R$ 2 mil, ou podem ser alugadas a R$ 50,00 por dia, para o apenado que queira ter um dia de visita íntima mais... ‘romântico’.
O Conselho informou que o Aníbal Bruno é um dos presídios mais denunciados pela Corte Americana dos Direitos Humanos e teme que o crime organizado tome o controle completo da situação.
O outro lado
A Secretaria de Administração Penitenciária de Pernambuco disse que já está fazendo reformas na unidade e vai criar mais 420 vagas em 2012, além de contratar 211 novos agentes somente para o presídio.
Do outro lado
Aqui na Paraíba, só para efeito de comparação, temos o presídio do Róger, em João Pessoa, que ‘balança’ nos seus 1.000 presos, aproximadamente. Em Campina Grande, o presídio do Serrotão conta com 570 apenados.
O Aníbal Bruno é, realmente, uma bomba das grandes.

Nenhum comentário:

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...