naugurada há 5 anos, única penitenciária já está superlotada
Prédio já conta com 810 detentos e tem capacidade para 396
Inaugurada há cinco anos para ajudar a resolver o problema de falta de vagas em cadeias do Sul de Minas, a única penitenciária da região, em Três Corações, está superlotada. O prédio já conta com 810 detentos, o dobro de sua capacidade, que é de 396 presos. Além de presos condenados de toda a região, a penitenciária recebe presos de vários municípios da comarca de Três Corações. No Fórum do município tramitam cerca de 6,5 mil processos e há apenas um juiz. Todos os meses, são realizadas 200 prisões.
Um projeto da Defensoria Pública, em parceria com o governo de Minas Gerais e o Ministério Público, quer rever as penas para evitar que os detentos permaneçam na penitenciária mais do que o tempo necessário. Os defensores vão revisar os processos de presos já condenados e com prisões temporárias, além de direitos previstos na legislação, como saídas temporárias.
Por enquanto, 200 detentos já foram atendidos. O projeto que começou há dois meses terá duração de um ano e durante esse período os defensores deverão visitar todas as unidades prisionais do estado. Ao todo serão 110 mil prestações jurídicas e 93 comarcas atendidos, o que totaliza 130 unidades prisionais.
Além de Três Corações, o projeto da Defensoria Pública vai atender os presídios de Alfenas, Caxambu, Guaxupé, Itajubá, Lavras, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, São Lourenço, São Sebastião do Paraíso, Três Pontas e Varginha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário