Digitalks/Divulgação
Fórum em BH aborda e-commerce e comportamento do usuário de internet
Evento de marketing e comunicação digital vai passar por 17 capitais este ano

A capital mineira vai receber no próximo dia 5 de junho a sexta etapa do Fórum de Marketing Digital-2013. A edição deste ano vai abordar o comportamento do usuário de internet e as melhores oportunidades para gerar negócios na web. O evento, promovido pelo Digitalks, passará por 17 capitais este ano, com o objetivo de apresentar as novidades e tendências do setor de marketing Digital aos mercados locais.

O Fórum de Marketing Digital é voltado a todos os profissionais com interesse em alavancar os negócios através da internet.


Clique aqui para fazer sua inscrição

Em Belo Horizonte, um temas de destaque no fórum será a necessidade de adaptar diferentes canais e buscar a melhoria de atuação nos principais sites de busca.

De acordo com Rodrigo Vale, do Google, o internalta de hoje é multitarefa, o que requer estratégias específicas do mercado publicitário. “Ele está vendo TV, ao mesmo tempo, assiste um comercial e na sequência já vai pesquisar o produto na internet. Por isso é tão importante investir em segmentos de comunicação diferentes. O seu cliente já está falando de sua empresa na internet. Depende de você querer acompanhá-lo”, destaca.

Para Vale, a presença na internet é hoje uma obrigação para empresas. “São precisos investimentos certos, nos segmentos exatos, fazendo diferente e adaptando a linguagem. O empresário, querendo ou não, precisa ter a consciência de que o seu público já está na internet e vai procurá-lo. Se não o encontrar da melhor maneira para atendê-lo, ele vai achar o seu concorrente”, explica.

Sondagem

Outro tema que será debatido em BH é a análise do comportamento dos usuários de internet. Para Pedro Silva, do IVC, esse acompanhamento tem que ir além dos números gerados por relatórios.

“Procuramos medir o impacto do comportamento do público para termos maior confiabilidade nos dados para os anunciantes. Um site pode dizer que registrou 1 milhão de acessos mas pode ser um ‘robô’ que gerou esse dado. É preciso fidelizar e garantir a realidade do que está sendo investido”, destaca Silva.

“Não adianta medir somente, é preciso entender os dados que temos em mãos para refleti-los em nossos negócios”, conclúi.

Mensuração

Medir a atividade dos internautas é fundamental para os negócios digitais. entretanto, é preciso utilizar a métrica adequada para definir ações. A afirmação é de Gerson Ribeiro, da Vitrio. Para ele, tudo na web pode ser mensurado. “O primeiro passo é entender o que realmente queremos, com foco na definição dos resultados. Cada métrica pode nos dar um resultado diferente. Métricas erradas geram análises erradas”, diz.

Ribeiro ressalta que é, além de identificar a melhor forma de medição, as empresas também precisam investir em pessoal para ter bons resultados. “Não são computadores que fazem as análises, são os seres humanos. Não dá para gastar R$ 1 milhão em ferramentas de medição e depois colocar estagiários para gerir estes dados. Este investimento deve ser de, no mínimo cinco vezes mais”, destaca.

Integração

O evento integra profissionais de diferentes áreas e propicia uma rica troca de experiências. “Este são somente alguns exemplos dos profissionais que estarão presentes ao evento. São profissionais de ramos distintos e esta soma ajuda o mercado em geral”, afirma Flavio Horta, Diretor do Digitalks.

“O nível dos participantes surpreende positivamente a cada nova edição, o que para nós, é uma grande satisfação diante do crescimento do mercado” afirma. “No próximo dia 05 de Junho vamos realizar nossa próxima etapa e será mais um grande evento”, destaca Flavio Horta.