quarta-feira, 22 de maio de 2013


Regimento de Cavalaria da Polícia Militar é interditada de forma preventiva

Local havia hospedado um animal com suspeita de mormo. Enquanto os exames não ficam prontos cavalos não serão utilizados por militares

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Fonte Normal
Dedicação. Diow Lucca Alves Silva pratica equoterapia no Cercat, do Regimento de Cavalaria da Polícia Militar
Regimento ficará fechado por uma semana até a conclusão dos exames
PUBLICADO EM 21/05/13 - 23h22
O Regimento de Cavalaria  Alferes Tiradentes da Polícia Militar foi interditado preventivamente nesta terça-feira (21). O motivo, de acordo com o comando do regimento, refere-se a uma suspeita de mormo, uma doença que afeta os cavalos de forma nociva e pode ser transmitida para o ser humano.

Segundo o comandante da Cavalaria, tenente-coronel Mac Dowel, os cavalos originários do Distrito Federal, ficaram no regimento há 42 dias. A equipe de equitação voltava de uma competição do Espírito Santo e teria passado um dia no regimento para prosseguir viagem. “Quando os animais chegaram no plantel nenhuma doença foi constatada”, disse.
Com a suspeita, veterinários do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) estiveram na unidade para realização de vistorias e exames nos animais. Os cavalos ficarão isolados por sete dias até que o diagnóstico saia. “Todos foram examinados, mas garantimos que nenhum dos nossos cavalos tiveram contato com os visitantes. Além disso, o tempo para que a doença manifestasse passou e nada foi constatado”, completou o comandante.
Ainda segundo o comando, se o resultado dos exames for negativo, a interdição será imediatamente suspensa. Em caso de confirmação, o animal doente deverá ser sacrificado. Enquanto isso, os militares irão integrar o Batalhão de Eventos da Polícia Militar, já que não podem realizar o patrulhamento montado.
O comandante Mac Dowel explicou ainda que a hospedagem dos animais entre os regimentos durante competições é um procedimento normal entre os militares. “Em Minas é exigido o exame para mormo e anemia equina antes desses animais ficarem no regimento”, contou.
Doença
O mormo, também conhecido como lamparão, é uma doença infecto-contagiosa que acomete equídeos e tem como agente etiológico a bactéria Burkholderia mallei; pode também ser contraída por outros animais como o cão, gato, bode e até o homem.
A infecção dada por bactéria se da através do contato com fluídos corporais dos animais doentes, como: pús, urina, secreção nasal e fezes. Esta bactéria possui um período de incubação de aproximadamente 4 dias. No Brasil, o mormo foi detectado nos anos de 1999 e 2000 no Nordeste do país.

Nenhum comentário:

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...