Presidiárias do Amazonas postam fotos no facebook de dentro da cadeia
Em nota, a Secretaria de Estado de Justiça de Direitos Humanos (Sejus) informou que, após analisar as informações do caso das fotos de detentas em redes sociais, será instaurado um conselho disciplinar presidido pelo diretor da Unidade Prisional para apurar a situação.
Se condenadas, as detentas podem pegar punição de até 30 dias no isolamento por cometer falta grave.
Segundo a Sejus, as fotos foram tiradas no período de 6 de abril a 3 junho de 2013. Uma das detentas, Aline Silva, deu entrada no sistema penitenciário no dia 6 de abril de 2013 . Uma outra interna , Ana Carolina Almeida, foi posta em liberdade por meio de alvará de soltura no dia 3 de junho deste ano.
A Sejus informou que a partir de agosto, o sistema de bloqueadores de celulares estará funcionando em todo o complexo da Raimundo Vidal Pessoa.
Sistema precário
Durante inspeção realizada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), entre março de 2012 e fevereiro deste ano foram constatadas irregularidades na maioria dos presídios do Amazonas, como superlotação, fugas constantes, número insuficiente de camas, ausência de farmácias e de unidades materno-infantis. De acordo com o relatório há presença de réus primários encarcerados junto aos reincidentes. Os presídios do Amazonas abrigam 2.894 detentos a mais que a capacidade de 4.003 vagas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário