segunda-feira, 12 de março de 2012

Segurança Pública >> Execução Penal faz projeto com Depen


Segurança Pública >> Execução Penal faz projeto com Depen


A  Agência Goiana do Sistema de Execução Penal (Agsep) e o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça assinam na próxima quarta-feira, dia 14, duas ordens de serviço. Recursos federais serão investidos no reaparelhamento da Escola Penitenciária goiana e na instalação de três fábricas ecológicas no sistema prisional. A solenidade é às 10 horas, no Complexo Prisional em Aparecida de Goiânia.


O presidente do Depen, Augusto Rossini, vem à Goiás participar do evento. O presidente da Agsep, Edemundo Dias, afirma que também será inaugurada escola de ensino a distância.  Para a Escola Penitenciária de Goiás o Depen doará computadores, televisores, datashow e scanners. Um investimento de R$ 110 mil.

A segunda ordem de serviço é referente à instalação de três fábricas ecológicas no Complexo Prisional em Aparecida de Goiânia. Também está sendo firmado convênio com o Sindicato da Indústria da Construção de Goiás (Sinduscon). Todos os resíduos de construções da Região Metropolitana de Goiânia serão armazenados em um galpão da Agsep. O material será transformado em tijolos ecológicos. O recurso para a construção do galpão será do Depen.

A mão de obra será de reeducandos treinados. “Esses resíduos serão transformados em tijolos ecológicos, de acordo com as normas ambientais; pagando os presos e capacitando-os em cursos de pedreiros ou outros na área de construção civil. E, na hora que esse reeducando deixar o sistema prisional poderá ter uma profissão para manter sua família honestamente. Ou seja, é uma ação muito completa, muito plena em todos os sentidos”, comenta Edemundo.

Inicialmente serão empregados 200 presos. O objetivo é ampliar o programa para todo o Estado. “Esse vai ser o primeiro programa do Brasil em parceria com o Depen. Mais uma vez, Goiás é vanguarda na área de execução penal”, completa Dias.

Nenhum comentário:

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...