terça-feira, 4 de outubro de 2011

Tecnologia e segurança em presídio recusadas por presas rebeladas de Tucum


O cenário era de destruição no interior das Galerias A e B da Penitenciária Estadual Feminina de Tucum, em Cariacica, nesta terça-feira (16), um dia após o motim realizado pela detentas, que terminou com 39 internas feridas e internadas. O local, com problemas de superlotação e falta de estrutura física, ficou tomado por roupas e colchões queimados, restos de comida e muito lixo. Durante esta terça-feira (16), internos da Penitenciária Agrícola do Complexo de Viana, realizaram a limpeza no Presídio de Tucum.



Mas, do outro lado da ponte, o Centro de Detenção Provisório (CDP) de Xuri, em Vila Velha, para onde as presas se recusavam a ser transferidas,recebia os últimos retoques para receber as internas revoltadas na próxima semana. A nova penitenciária conta com sete mil metros quadrados de área construída, com capacidade para 528 vagas. A unidade incorpora tecnologia de ponta na área de controle de acessos, circuito fechado de TV, portas de acesso com controle remoto por painel e sensores perimetrais.

Em Tucum as 346 presas ficavam dividas em 20 celas, em um prédio antigo que pertencia ao Hospital Adauto Botelho, adaptado para o presídio feminino. O berçário do penitenciária, que atendia 16 mães, funcionava em uma sala fora das Galerias e era considerado pelas detentas pequeno. Já na Penitenciária de Xuri, o berçário conta com dois alojamentos, sala de atendimento médico, e ainda uma área de lazer para as crianças, com brinquedos e livros.









Na nova unidade, cada presa vai receber uniforme, cama, e um kit de higiene (Sabonete, creme dental, escova de dentes, pente, desodorante e shampoo), além de remédios. No presídio velho, as presas não tinham uniforme e muitas vezes chegavam a dormir no chão por não ter cama suficiente. Os familiares das presas forneciam o kit de higiene e os medicamentos, por meio de malotes. As internas tomavam banho em banheiros precários em Tucum e agora passam a usar instalações modernos, com controle de banho.
Outra novidade é que as detentas vão receber, no período que estiverem presas, cursos profissionalizantes como: manicure, depilação, costura e ornamentação para festas, além da oportunidade de estudar, o que antes não era possível. O novo presídio conta com uma área de saúde, como farmácia, sala de exames, salão de beleza, e consultórios de assistência social, de odontologia e de psicologia. A visita de familiares será realizada toda semana, no pátio externo. Antes as visitas aconteciam a cada 15 dias, e os familiares podiam entrar na cela.

Foto1:Cenário de destruição em Tucum deu lugar a outra realidade com o CDP de Xuri (Abaixo)

Foto2:Complexo penitenciário do Xuri em Vila VelhaFonte: http://gazetaonline.globo.com

Nenhum comentário:

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...