segunda-feira, 24 de outubro de 2011


PRESO É ASSASSINADO DENTRO DO IPPOO I

O corpo do detento apresentava sinais de rigidez cadavérica, indicando que a morte pode ter ocorrido sábadoO Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira I (IPPOO I), situado no bairro Itaperi, em Fortaleza, voltou a ser palco de violência com a morte de um detento no fim de semana. O corpo de Rafael Rodrigues de Lima, 26, foi trazido por outros colegas de cela e colocado próximo à recepção da unidade prisional no começo da manhã de ontem.

Na última quinta-feira (20),o juiz Luiz Bessa Neto, titular da 1ª Vara de Execuções Penais e Corregedoria de Presídios da Comarca de Fortaleza, revogou medida que determinava a transferência de presos do regime semiaberto para o IPPOO I

A ´confusão´ na unidade, que já foi palco de fugas e outras mortes este ano, começou ainda na noite de sábado, quando patrulhas do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) foram acionadas para uma suposta tentativa de resgate de presos recolhidos ali. As equipes do Comando Tático Motorizado (Cotam) e do Raio, realizaram buscas nas ruas próximas à muralha, mas ninguém foi localizado.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), não ocorreu tentativa de fuga e nem de resgate. Segundo a Sejus, alguns presos se aproximaram demais da muralha e policiais militares que estavam na Guarda efetuaram disparos de advertência, mas ninguém ficou ferido.

Conforme informações da Secretaria de Justiça, o que ocorreu foi uma briga entre detentos e que resultou na morte de Rafael Rodrigues Lima. Depois que os presos levaram o corpo do colega para a entrada do presídio, novamente patrulhas do BPChoque foram acionadas, devido a um novo tumulto.

´Cossoco´
Depois que a situação foi normalizada, peritos da Coordenadoria de Criminalística (CC) realizaram exames no cadáver e identificaram duas perfurações compatíveis com golpes de ´cossoco´ (faca artesanal). As visitas ocorreram normalmente.

Nenhum comentário:

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...