quarta-feira, 26 de março de 2014



Justiça interdita parcialmente três presídios no Maranhão
2

Aliny Gama
Do UOL, em Maceió

Os três presídios da cidade de Imperatriz (a 630 km de São Luís) estão impedidos de receber novos internos por conta de superlotação. A informação foi divulgada nessa terça-feira (25) pelo MPE (Ministério Público Estadual), que moveu uma ação cautelar solicitando a abertura de novas vagas para receber presos e também estrutura para separar os internos por regime de pena, de acordo com a LEP (Lei de Execuções Penais).
Ampliar


Violência no Maranhão82 fotos

82 / 82
13.fev.2014 - Agentes federais conduzem detentos dentro do aeroporto Marechal Cunha Machado, em São Luís, no Maranhão, nesta quinta-feira (13). Segundo a Sejap (Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária), nove presos de alta periculosidade e que são líderes de facções criminosas embarcaram nesta manhã. O nome da penitenciária federal que os presos foram transferidos não foi divulgado por motivo de segurança Leia mais Nilson Figueredo/Divulgação
Segundo decisão judicial da Vara de Execuções Penais, determinada no último dia 20, a Unidade Prisional de Ressocialização de Imperatriz, o Centro de Triagem e a Unidade Prisional de Ressocialização de Davinópolis estão parcialmente interditados até que a nova penitenciária de Imperatriz e a reforma da CCPJ (Central de Custódia de Presos de Justiça) sejam entregues.
A interdição parcial das três unidades prisionais foi solicitada pela 5ª Promotoria Criminal de Imperatriz em novembro de 2013.
A juíza da Vara de Execuções Penais, Janaína Araújo, determinou ainda que caso a decisão seja descumprida, o Estado receberá a multa diária R$ 10.000.
Em janeiro, o UOL mostrou a situação da obra da penitenciária de Imperatriz, que estava parada. A construção deveria ter sido concluída em 2009.
Ampliar


Presídios no Maranhão4 fotos

3 / 4
Detentos em cela de prisão em Açailândia, no Maranhão Leia mais João Fellet/BBC Brasil
Segundo o CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), a Unidade Prisional de Ressocialização Imperatriz abriga 311 presos –239 homens e 18 mulheres– nos regimes fechado e semiaberto, além dos detentos que estão lá em caráter provisório.
O UOL entrou em contato com a Sejap (Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária) nesta quarta-feira (26), mas até a publicação, a secretaria não havia se manifestado sobre a questão.
Ampliar


UOL entra no complexo penitenciário de Pedrinhas14 fotos

2 / 14
10.jan.2014 - Triagem do CDP (Centro de Detenção Provisória) de Pedrinhas está superlotada; presos reclamam de falta de estrutura e insalubridade em celas Leia maisBeto Macário/UOL

Nenhum comentário:

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...