segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Inventor do fuzil Kalashnikov é hospitalizado

AFP - Agence France-Presse
Publicação: 18/11/2013 07:40 Atualização: 18/11/2013 09:04

Encontro do presidente da Rússia Vladimir Putin (E) com Mikhail Kalashnikov (D), em 18 de setembro  (REUTERS/Michael Klimentyev)
Encontro do presidente da Rússia Vladimir Putin (E) com Mikhail Kalashnikov (D), em 18 de setembro

O inventor do famoso fuzil soviético AK-47, Mikhail Kalashnikov, 94 anos, foi hospitalizado em uma clínica de Izhevsk, 1.300 km ao leste de Moscou, anunciou a agência russa Interfax.

"Está hospitalizado, em reanimação", afirmou à agência o ministro da Saúde da região de Udmurtia, Vladimir Muzlov. 

O criador do fuzil, do qual já foram produzidos 100 milhões de unidades, foi internado diversas vezes nos últimos meses.




vinheta-clipping-forteO presidente Dmitri Medvedev concedeu ontem a ordem de Herói da Rússia a Mikhail Kalashnikov, criador do fuzil AK-47, a arma de fogo mais conhecida e utilizada do mundo.
“‘Kalashnikov’ é uma das palavras russas mais conhecidas no mundo. Isso não é por acaso. Essa conquista criativa ajudou a Rússia a progredir”, disse Medvedev ao entregar a Mikhail a medalha de ouro Herói da Rússia, a ordem mais importante do país.
O presidente destacou que Kalashnikov “transformou as armas de fogo russas em um dos melhores produtos nacionais”, segundo as agências de notícias locais.
Além de felicitar de forma carinhosa o criador de fuzis e metralhadoras por ocasião de seu aniversário, Medvedev também desejou a ele uma longa e frutífera carreira.
“Noventa anos, são muitos ou poucos? Não sei. Tenho a impressão de ter vivido muito, mas feito ainda pouco. No entanto, ainda posso trabalhar em nossa fábrica e me dedicar à formação de jovens”, assinalou o homenageado.
Kalashnikov, nascido em 10 de novembro de 1919, confessou em 2007, por ocasião do 60º aniversário do registro oficial de seu fuzil na União Soviética, que os nazistas foram os culpados por sua invenção, já que sua vocação verdadeira era desenhar maquinaria agrícola.
Embora tenha começado a idealizar o desenho de uma arma de fogo automática em 1942, enquanto estava internado em um hospital após ser ferido em combate contra o Exército nazista, o primeiro fuzil de assalto AK-47 só foi registrado oficialmente em 1947.
Segundo as autoridades russas, pelo fato de a União Soviética não ter chegado a patentear a invenção, até 90% dos fuzis Kalashnikov produzidos no mundo são falsos.
A marca Kalashnikov só foi registrada no Escritório Internacional de Patentes da Suíça em 1998, e seu inventor nunca lucrou financeiramente com a criação.
FONTE: UOL/EFE




Nenhum comentário:

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...