quinta-feira, 29 de setembro de 2011


Após denúncia de preso, agentes penitenciários pedem o afastamento de diretoria da Penitenciária de Junqueirópolis

Os agentes protocolaram abaixo-assinado de troca de diretores na Croeste, SAP e Corregedoria. Dos 150 agentes, 102 assinaram para a troca imediata da atual diretoria
Desde o último dia 16 de setembro, data em que foi publicada a matéria neste veículo de comunicação, em que um preso denunciava cinco agentes por corrupção dentro da Penitenciária de Junqueirópolis, o clima entre a diretoria e os agentes não anda nada boa. Prova disto, é que a maioria dos agentes lotado naquela unidade de segurança vem mostrando descontentamento com atitudes da atual direção.


De acordo com os agentes, que preferiram não ser identificados por medo de represálias, a situação vem piorando a cada dia, e que dos cinco acusados de corrupção, eles saem em defesa de um deles, já que este estaria sendo prejudicado pelos diretores, em caso nítido de retaliação.


De acordo com a matéria, o preso havia sido transferido para a Penitenciária de Tupi Paulista após realizar denúncia contra os funcionários. Segundo um agente que não quis ser identificado naquela data, o preso estava sofrendo repressão por parte de outros detentos, e desta maneira, resolveu fazer um acordo com a diretoria, caso entregasse os agentes, receberia a transferência. Assim, durante 20 dias, funcionários que realizam as revistas de rotina nas celas “blitz”, encontraram aparelhos de telefonia celular, inclusive um smartphonecom acesso à internet. Foi instaurada sindicância contra os cinco agentes por facilitação de entradas de drogas e celulares no presídio.


Segundo os agentes, eles acreditam que a intenção da atual diretoria seja para punir todos os agentes e não somente os acusados de corrupção, e que tal denuncia pode ter sido negociada com o preso, para este obter a sua transferência. Pois no último mês de julho, dos 150 agentes da Penitenciária, 102 assinaram o abaixo-assinado para o afastamento da diretoria. Tal abaixo-assinado foi protocolado na Croeste (Coordenadoria dos Presídios da Região Oeste) e na SAP (Secretária da Administração Penitenciária) e Corregedoria do Sistema Prisional. Contudo, segundo eles, até o momento nada de concreto foi realizado. Somente durante o período, o diretor geral foi afastado por tempo indeterminado, e as atitudes de seu substituto, também não está agradando o quadro de agentes lotados naquela unidade, já que o novo diretor, segundo eles, vem agindo da mesma maneira que o anterior.


Desta maneira, os agentes desejam a troca urgente de toda a diretoria da unidade, pois o desgaste é visível e o clima no ambiente de trabalho é tenso. “Se continuar a atual direção, tudo tende a piorar, afetando o bom funcionamento das atividades. Pois o respeito e a confiança que deve existir na relação funcionários e direção, já não existe há muito tempo, o que numa unidade prisional de segurança pode afetar a segurança de todos”, salienta um dos agentes.


A diretoria da Penitenciária foi procurada, contudo, atribuiu a responsabilidade de pronunciamento do caso à SAP. Em e-mail enviado para a SAP, até o fechamento desta edição, ainda não havíamos obtido resposta.
Nota: Os nomes dos agentes e dos diretores foram omitidos para as suas seguranças.
Link da matéria na fonte:
http://jornaldiariodracena.com.br/?p=12645

Nenhum comentário:

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...