quarta-feira, 14 de agosto de 2013

CASO MARIM-BONDO

GAMELEIRA

Preso teria morrido após tortura em Ceresp

Feita por familiares de presidiário, denúncia é apurada por MP e Polícia Civil

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Fonte Normal
Crime teria sido em centro de remanejamento de presos onde Peterson aguardava julgamento
Crime teria sido em centro de remanejamento de presos onde Peterson aguardava julgamento
PUBLICADO EM 13/08/13 - 23h28
A Promotoria de Direitos Humanos do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) apura a denúncia de que um homem que ficou preso no Centro de Remanejamento de Presos Gameleira (Ceresp), na região Oeste de Belo Horizonte, teria sido torturado até a morte. De acordo com a Polícia Civil, que também investiga o caso, Peterson Moraes de Freitas, 30, teria sido assassinado por agentes penitenciários, em 20 de março de 2012.

De acordo com as investigações, o homem foi preso em 7 de dezembro de 2011, após roubar o celular de uma estudante, no bairro Caiçara, na região Noroeste de Belo Horizonte, simulando estar armado. Após tomar o aparelho telefônico, ele acabou sendo preso pela Polícia Militar e encaminhado ao Ceresp, onde aguardava julgamento.
O pai do preso, um mecânico de 62 anos, que pediu para não ter o nome revelado, afirma que, no início de março de 2012, o filho passou mal na cela e pediu um remédio para um dos agentes. Os dois entraram em uma discussão. “O agente negou o medicamento e ainda xingou o meu filho, que retrucou. Depois disso, ele (Freitas) apanhou todos os dias, até quando foi morto”, acusou.
Segundo o mecânico, o filho era torturado em uma sala, com socos, pontapés e enforcamento. Ele não soube dar detalhes de como ocorriam as seções de tortura e quantos agentes participavam. No dia 20 do mesmo mês, as lesões causadas pelas agressões se agravaram, e Freitas chegou a ser encaminhado até uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), mas não resistiu aos ferimentos.
“Quando vi o meu filho morto, ele estava roxo e com vários hematomas. Ele foi covardemente espancado até a morte”, acusou o mecânico.
Drogas. Ainda de acordo com ele, Freitas deixou duas filhas, de 6 e 8 anos, e lutava para se livrar do vício das drogas havia dez anos – período em que o pai teria gastado ao menos R$ 120 mil com tratamentos. “Estávamos fazendo planos para ele ir a uma clínica de São Paulo quando saísse da cadeia”, afirmou. 

Nenhum comentário:

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...