Projeto MASP vai agilizar concessão de benefícios para servidores.
O Governo de Minas dá mais um passo importante para a política de gestão de pessoas e lança o Projeto de Modernização da Administração dos Serviços e Sistemas de Pessoal (Masp). Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), o projeto vai modernizar os serviços prestados e garantir mais agilidade e eficiência no processamento da vida funcional do servidor e na concessão de vantagens e benefícios como aposentadoria e progressões.
Com o desenvolvimento do projeto, os procedimentos de gestão de pessoas serão padronizados e simplificados, as instruções de recursos humanos ficarão mais precisas, os atendimentos terão tempo predefinido e os servidores terão acesso online a alguns serviços, hoje realizados presencialmente.
A implantação do Masp está dividida em fases de estruturação do futuro modelo de gestão de pessoas e de atualização da vida funcional do servidor, com o objetivo de desenvolver novas tecnologias. O projeto faz parte do Programa Governo Eficiente e é coordenado pela Superintendência Central de Administração de Pessoal (Scap), da Seplag.
Em andamento, a primeira fase inclui o mapeamento e o diagnóstico da situação atual dos processos e procedimentos da área de recursos humanos das diversas secretarias. O trabalho prevê ainda uma comparação dos processos adotados pela administração pública com as práticas de mercado.
De acordo com a superintendente Central de Administração de Pessoal, Soraya Mourthé, “a primeira etapa vai culminar no redesenho do processo, ou seja, na definição de um modelo futuro do sistema de gestão de pessoas, muito mais moderno e eficiente”.
A segunda fase prevê a atualização dos dados e o recenseamento dos servidores, com qualificação de informações sobre a vida funcional, ações que serão realizadas até 2014. Com o novo modelo de gestão de pessoas, ficará mais fácil esclarecer dúvidas, solicitar a concessão de benefícios, acompanhar a situação de uma demanda, obter acesso aos dados funcionais, realizar simulações na carreira e ser informado sobre assuntos de interesse do servidor.
Pesquisa
As diretorias de recursos humanos das secretarias e órgãos serão importantes parceiras da Seplag no desenvolvimento do projeto. A começar pela avaliação dos serviços atuais e sugestões para a modernização dos processos, por meio da participação na Pesquisa de Avaliação dos Serviços de Gestão de Pessoas. “O resultado da pesquisa será utilizado para o redesenho dos processos e para priorizar as atividades mais críticas, além de nos possibilitar conhecer melhor as necessidades de quem atende o servidor no dia a dia”, afirma Soraya Mourthé.
Para conduzir o desenvolvimento das ações, a Seplag criou o Comitê Executivo do Projeto Masp. Presidido pela secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, o comitê é formado por representantes da Subsecretaria de Gestão de Pessoas, da Superintendência Central de Governança Eletrônica e da Prodemge.
Com o desenvolvimento do projeto, os procedimentos de gestão de pessoas serão padronizados e simplificados, as instruções de recursos humanos ficarão mais precisas, os atendimentos terão tempo predefinido e os servidores terão acesso online a alguns serviços, hoje realizados presencialmente.
A implantação do Masp está dividida em fases de estruturação do futuro modelo de gestão de pessoas e de atualização da vida funcional do servidor, com o objetivo de desenvolver novas tecnologias. O projeto faz parte do Programa Governo Eficiente e é coordenado pela Superintendência Central de Administração de Pessoal (Scap), da Seplag.
Em andamento, a primeira fase inclui o mapeamento e o diagnóstico da situação atual dos processos e procedimentos da área de recursos humanos das diversas secretarias. O trabalho prevê ainda uma comparação dos processos adotados pela administração pública com as práticas de mercado.
De acordo com a superintendente Central de Administração de Pessoal, Soraya Mourthé, “a primeira etapa vai culminar no redesenho do processo, ou seja, na definição de um modelo futuro do sistema de gestão de pessoas, muito mais moderno e eficiente”.
A segunda fase prevê a atualização dos dados e o recenseamento dos servidores, com qualificação de informações sobre a vida funcional, ações que serão realizadas até 2014. Com o novo modelo de gestão de pessoas, ficará mais fácil esclarecer dúvidas, solicitar a concessão de benefícios, acompanhar a situação de uma demanda, obter acesso aos dados funcionais, realizar simulações na carreira e ser informado sobre assuntos de interesse do servidor.
Pesquisa
As diretorias de recursos humanos das secretarias e órgãos serão importantes parceiras da Seplag no desenvolvimento do projeto. A começar pela avaliação dos serviços atuais e sugestões para a modernização dos processos, por meio da participação na Pesquisa de Avaliação dos Serviços de Gestão de Pessoas. “O resultado da pesquisa será utilizado para o redesenho dos processos e para priorizar as atividades mais críticas, além de nos possibilitar conhecer melhor as necessidades de quem atende o servidor no dia a dia”, afirma Soraya Mourthé.
Para conduzir o desenvolvimento das ações, a Seplag criou o Comitê Executivo do Projeto Masp. Presidido pela secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, o comitê é formado por representantes da Subsecretaria de Gestão de Pessoas, da Superintendência Central de Governança Eletrônica e da Prodemge.
Fonte: Portal do Servidor M.G
Um comentário:
qual a empresa que ganhou a concorrencia? e vai implantar o projeto MASP?
Postar um comentário