segunda-feira, 6 de agosto de 2012


Detentos do Ceresp Contagem fazem rebelião e agentes penitenciários são mantidos reféns
06/08/2012 15h55
Avalie esta notícia » 
2
4
6
8
MÁBILA SOARES o tempo 


Cerca de 20 detentos fizeram um princípio de rebelião na tarde desta segunda-feira (6), no Centro de Remanejamento de Presos (Ceresp) Contagem, localizada no bairro Cidade Industrial, na região metropolitana da capital. Dois agentes penitenciários foram feitos reféns, mas ninguém ficou ferido. A confusão durou aproximadamente meia hora e os presos se renderam após negociação com o Gate. Eles reclamavam de superlotação e reivindicavam a transferência de alguns detentos.
De acordo com a Polícia Militar, durante a revolta, os presos exigiam a presença de um representante dos Direitos Humanos. Em nota, a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) confirmou o tumulto e afirmou que a unidade vai instaurar um procedimento interno para apurar as circunstâncias do ocorrido.
Ainda segundo a Seds, "por volta das 15h15, agentes do Comando de Operações Especiais (Cope) do Sistema Prisional conseguiram conter a rebelião. Por volta das 14h, um dos presos de uma cela com 18 detentos simulou passar mal e se aproveitou do atendimento de dois agentes para fazê-los reféns. Com a negociação, os agentes foram liberados e dez presos foram transferidos para outra unidade da região metropolitana".
Além de militares do 39º batalhão, integrantes do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), helicóptero da PM, civis, militares do Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas (Rotam) e agentes da intervenção penitenciária participaram da ocorrência.
Conforne informações da Seds, não houve danos ao patrimônio da unidade prisional.
Atualizada às 17h

Um comentário:

Anônimo disse...

Caros colegas ASPENS venho atravez deste somente a titulo de informar que a rebelião no Ceresp Contagem foi negociada pelo Diretor Geral do COPE Sr Eder acompanhado do Diretor de Operações Sr Aganete quando o GATE PM chegou no local a situação já estava controlada.Isso mostra a autonomia do nosso Sistema Prisinal.Abraços a Todos.LEITE COPE.

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...