terça-feira, 13 de setembro de 2011


Segunda, 12 de Setembro de 2011 - 23h18

Vídeo flagra tiro de agente em preso do CDP de Serra Azul

Demora de detento para sair da cela e participar de vistoria teria irritado o homem que atirou

Jucimara de Pauda
Tamanho da Letra A- A+
Um vídeo mostra um agente penitenciário do CDP (Centro de Detenção Provisória) de Serra Azul atirando com uma arma calibre 12, com balas de borracha, em um preso que se recusava a sair de uma cela. As imagens foram gravadas no fim de junho.
De acordo com fontes consultadas pela reportagem, a demora de um dos presos para sair da cela provocou a ira do agente que é mostrado caminhando pelo pátio com a arma em punho em direção a cela. Ele teria atirado, mas a bala de borracha não atingiu o alvo.
"As imagens mostram a ação de um único agente que aparentemente não demonstra tranquilidade para atirar. Para atirar ele precisa ter legalidade, oportunidade e tranquilidade", diz Daniel Rondi, da OAB.
Na semana passada, o promotor Wanderley Trindade, de Cravinhos, e a comissão de Direitos Humanos da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) regional e Ribeirão Preto, estiveram na unidade para averiguar a denúncia de que um preso havia sido ferido.
A Força tarefa descobriu que o detento Adriano de Paulo Freitas foi atingido na perna, na altura da virilha, por um agente penitenciário no dia 11 de agosto durante uma revista de rotina. A reportagem apurou que as duas ações, a que consta no vídeo enviado ao A Cidade, e o tiro efetuado no dia 11 de agosto, foram feitas pelo mesmo agente.
"O que existe é uma denúncia formal na Polícia Civil que precisa ser apurada. Também esperamos que a direção do CDP faça uma sindicância isenta. Se temos recursos de imagem as autoridades podem analisar se o agente agiu conforme determina a lei ou não", diz Daniel Rondi

Nenhum comentário:

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...