quinta-feira, 1 de setembro de 2011


Polícia prende 18 integrantes de quadrilha de "Quen-quen"

Suspeitos seriam integrantes de grupo liderado por Bruno de Souza, conhecido como "Quen-quen", um dos mais procurados no Estado


DIVULGAÇÃO POLÍCIA CIVIL
Foragidos
Bruno de Souza ("Quen-Quen") e Ângelo Miranda Filho ("Anjo") estão foragidos


Uma operação da Polícia Civil terminou com a prisão de 18 pessoas em Teófilo Otoni, no Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais, nesta quinta-feira (1º). Todos os suspeitos seriam integrantes de uma quadrilha de tráfico de drogas liderada por Bruno Rodrigues de Souza, também conhecido como "Quen-quen", um dos criminosos mais procurados no Estado.

Segundo o delegado Alberto Tadeu Cardoso de Oliveira, 18 mandados de prisão e 20 de busca e apreensão foram cumpridos durante a operação, batizada de "Independência", resultado de mais de um ano de investigações. Diversos policiais, cães e um helicóptero da corporação foram empenhados na ação que começou por volta das 4 horas.

Os suspeitos foram presos nas cidades de Teófilo Otoni e em Ataléia, também no Vale do Jequitinhonha. Eles pertenceriam à facção criminosa Eucalipto, que controla o tráfico na região e em Belo Horizonte. Com o grupo a polícia encontrou 36 quilos de drogas, entre crack, pasta base de cocaína, cocaína pura e maconha, além de três veículos. Os suspeitos vão responder por tráfico, associação ao tráfico e homicídio.

Drogas Teófilo Otoni
Com o grupo a polícia encontrou 36 quilos de drogas, entre crack, cocaína e maconha ( Foto: Divulgação Polícia Civil)

Comandada oficialmente por Ângelo Gonçalves de Miranda Filho, mais conhecido como "Anjo" e "Pesão", a quadrilha a qual "Quen-quen" também lidera, já foi alvo de diversas operações nos últimos dez anos.

Ainda segundo o delegado Alberto Tadeu, "Anjo" está foragido, assim como "Quen-quen", mas a polícia recebeu uma denúncia de que ele estaria escondido na Região Metropolitana da Capital. Mesmo foragido, "Anjo" continuaria comandando o tráfico em Teófilo Otoni e no Conjunto Califórnia, em BH.

"Com estas operações, esperamos enfraquecer a base da facção e, consequentemente, o comando de Anjo e Quen-Quen", disse Alberto Tadeu.

Saiba quem são os integrantes da quadrilha de "Anjo" e "Quen-quen"
 
Polícia procura por "Quen- quen"
Bruno Rodrigues de Souza, o "Quen-Quen", de 24 anos, seria um dos braços mineiros do Primeiro Comando da Capital, organização criminosa paulista. Junto com "Anjo", ele estaria no comando de uma quadrilha de tráfico de drogas.

Na última sexta-feira (26), ele teria provocado um tiroteio em uma das avenidas mais movimentadas de Belo Horizonte, a Cristiano Machado, no Bairro Guarani, Região Norte, matando um agente penitenciário e deixando um policial civil ferido.

Segundo o delegado chefe do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Edson Moreira, o suspeito é uma pessoa perigosa e já teria tentado até matar uma juíza em Teófilo Otoni. No dia 11 de agosto, "Quen-quen" também teria participado de um tiroteio durante uma operação no Aglomerado Suvaco da Cobra.

Na ocasião, três policiais foram recebidos a tiros pelo criminoso que tentou matar os agentes após pedidos de detentos de uma das penitenciárias da Região Metropolitana de BH.

Combate ao tráfico
Informações da Polícia Civil de Teófilo Otoni indicam que, de outubro de 2010 até hoje, foram apreendidos na cidade e região 15 quilos de maconha, sete quilos de crack, 14 quilos de pasta base de cocaína, três automóveis, várias munições, aproximadamente R$ 6.000, em operações menores. Já foram indiciados nove traficantes considerados lideres da facção.

Nos anos de 2005 e 2006, durante as operações "Genesis" e "Êxodos", foram presas cerca de 80 pessoas, todas envolvidas com tráfico de drogas, homicídios e formação de quadrilha.

A Polícia Civil informou ainda que "Anjo", "Quen-Quen" e outros indivíduos da facção do Eucalipto possuem ligação com o Primeiro Comando da Capital (PCC) há algum tempo.

Nenhum comentário:

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...