sábado, 30 de julho de 2011
Radares da BR-040 começam a operar até o fim de agosto
Radares da BR-040 começam a operar até o fim de agosto
Em 84 km entre BH e a Zona da Mata, 24 equipamentos estão prontos para multar
Publicado no Jornal OTEMPO em 30/07/2011Avalie esta notícia »
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JOANA SUAREZ
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FOTO: GUSTAVO ANDRADE
Pegadinha. Vários equipamentos estão atrás de árvores e motoristas são obrigados a frear bruscamente
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O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) marcou para até o fim de agosto o início do funcionamento dos 40 radares (do tipo pardal) que irão controlar a velocidade nos dois sentidos da BR-040, no trecho de 220 km entre Belo Horizonte e Ewbank da Câmara, na Zona da Mata. Desses, 24 aparelhos estão instalados em 84 km dos 98 km que separam a capital de Conselheiro Lafaiete.
Para os motoristas que circulam no trecho, mesmo sem registrarem os flagrantes de excesso de velocidade, os pardais têm funcionado como uma espécie de armadilha. Ontem, a reportagem de O TEMPO percorreu 100 km da BR-040 em direção ao Rio de Janeiro e comprovou que, só com a ajuda de um passageiro atento, o motorista consegue identificar alguns dos aparelhos sem que antes tenha que frear bruscamente.
Com o fim do recesso escolar de julho, a previsão é estrada cheia entre hoje e amanhã, o que reforça a necessidade de maior atenção.
Em vários pontos, as torres que sustentam os equipamentos foram fincadas atrás de árvores ou após curvas. "Os veículos pequenos costumam se assustar e diminuir bastante a velocidade, e os caminhões não dão conta de frear de repente", conta o caminhoneiro João Batista de Souza, 52, que passa cotidianamente pelo local.
Em Conselheiro Lafaiete, são quatro pardais com distâncias de apenas 1 km entre eles. Com velocidade máxima de 60 km, alguns estão cobertos por galhos.
Em Itabirito, na região Central, na altura do KM 588, o mesmo problema. Os galhos de uma árvore quase tampam por completo um dos pardais. A comerciante Lucélia Maria da Silva, 28, dona de um restaurante no local, diz que já perdeu as contas de a quantas freadas bruscas assistiu desde a implantação do aparelho. "Outro dia um motorista freou tão rápido no radar que rodopiou na pista e bateu numa árvore". As marcas de pneu no asfalto confirmam o perigo.
Placas de sinalização indicam a velocidade permitida na rodovia, mas muitas quase não são vistas porque também estão escondidas por árvores ou mato alto.
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