terça-feira, 5 de abril de 2011

Prefeitura de BH vai fechar seis Procons nas regionais

Prefeitura de BH vai fechar seis Procons nas regionais Norte e Leste já foram desativados; advogado aponta prejuízos à população da capital Celso Martins - Repórter - 5/04/2011 - 03:40 CARLOS RHIENCK Demandas das regionais serão encaminhadas ao Procon Muncipal, que funciona no Centro da cidade A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) decidiu fechar os Procons de seis regionais da cidade. Desde terça-feira (5), os postos de atendimento da regiões Norte e Leste estão com suas atividades encerradas. Nos próximos dias vão ser desativados os serviços de atendimento ao consumidor das regionais Pampulha, Oeste, Noroeste e Nordeste. Em 2010, os seis postos atenderam 2.306 pessoas. A justificativa da prefeitura é a de que os Procons das regionais têm pouca procura. Serão mantidos os Procons de Venda Nova, Barreiro, Câmara Municipal e do BH Resolve, no Centro. O advogado Antônio José Vital, que trabalhava no Procon da Pampulha, informou que vai enviar um ofício para a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa, Câmara Municipal e para o Ministério Público alertando sobre os prejuízos para os consumidores com o fechamento dos postos de atendimento. Em 2010, os Procons municipais receberam 68.083 queixas dos consumidores. O posto do BH Resolve, que fica na Rua Caetés, 342, no Centro, atendeu 34.748 pessoas. Na Pampulha foram 676 queixas recebidas em todo o ano passado, na Noroeste 510, Nordeste 350, Norte 326, Oeste 276 e Leste 168. Depois do Procon do Centro, o do Barreiro é que o tem a segunda maior demanda (6.517), seguido por Venda Nova (4.205) e Câmara Municipal (530). "Os Procons das regionais não tinham uma procura maior por falta de divulgação por parte da Prefeitura de Belo Horizonte", afirmou Antônio Vital. Ele teme uma queda no número de queixas recebidas pelo Procon de Belo Horizonte. Na maioria das regionais o fechamento ocorreu sem aviso prévio. O professor Geraldo Aguiar Melo, 42 anos, alega que foi pego de surpresa com o fechamento do Procon da Regional Leste. "Fui com todos os documentos para abrir uma queixa contra uma loja que entrou com todos os meus cheques antes da data, mas perdi o dia. No BH Resolve não tinha mais senha para atendimento", reclamou. Quem enfrentou este mesmo problema foi o motorista Carlos José Leão, 42 anos, que foi até o Procon da Regional Nordeste, mas foi orientado a procurar o Posto BH Resolve. Segundo ele, a queixa contra uma empresa de telefonia fixa seria analisada em duas semanas, quando o Procon já estaria fechado. "Não vou ter tempo para sair do trabalho e ir até o Centro para entrar com o processo. Acho melhor desistir", disse.

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