segunda-feira, 4 de abril de 2011
Quatro presos foram baleados em confronto com PMs, durante rebelião na CPPL II, em Aquiraz
Quatro presos foram baleados em confronto com PMs, durante rebelião na CPPL II, em Aquiraz
04.04.2011| 01:30
Contornada a rebelião, os presos baleados foram levados ao IJF, no Centro, e não correm risco de morte (Mauri Melo)
Quatro presos foram baleados ontem por policiais militares durante princípio de rebelião na Casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL) II, em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza. Eles foram levados ao Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro, e não correm risco de morte.
O princípio de rebelião foi na vivência E, onde estavam cerca de 100 presos. “Eles se rebelaram, quebraram cadeados, danificaram celas”, conta Edmar Santos, coordenador-adjunto do Sistema Penitenciário no Ceará. A Polícia foi até o local e conteve o motim. “Houve enfrentamento e os policiais tiveram que reagir”, afirma.
Segundo a presidente do Sindicato dos Agentes e Servidores Públicos no Sistema Penitenciário do Ceará, Socorro Marques, os presos se rebelaram porque a visita na vivência E foi suspensa ontem. Uma forma de punir os detentos que, na semana passada, haviam realizado outro motim, quebrando celas e queimando colchões.
O protesto de ontem foi mais grave. No confronto entre policiais militares e presos, pelo menos quatro detentos ficaram feridos. Foram baleados Maurício dos Santos Tavares, Francisco José Sousa dos Santos, Cícero Carpegiano de Lima Gomes e Alessandro do Nascimento de Lima.
Os detentos continuavam internados no IJF até o fim da tarde de ontem. Francisco José passou por cirurgia. Os tiros atingiram pernas e braços das vítimas.
O motim foi controlado por policiais do próprio presídio. Quando os PMs do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) chegaram, o tumulto já havia sido contido.
Para tentar resolver o conflito, uma comissão de presos se reunirá hoje com os coordenadores do Sistema Penitenciário no Ceará. “Depois, vamos analisar se será preciso transferir alguns presos”, informa Edmar Santos.
Onde
ENTENDA A NOTÍCIAAs CPPLs foram construídas para abrigar presos provisórios, que aguardam decisão da Justiça. As unidades costumam estar superlotadas, o que contribui para tentativas de fugas e motins.
SAIBA MAIS
Além do princípio de rebelião na CPPL II, houve tumulto ontem na CPPL III, também em Aquiraz, na Região Metropolitana.
Policiais militares foram até o local e controlaram o tumulto.
Familiares dos presos que foram para a visita ficaram apreensivos com os tumultos. Eles denunciavam que os detentos estavam sendo espancados. As autoridades do Sistema Penitenciário no Ceará negam.
Os presos da vivência E da CPPL II realizaram um motim no início da semana passada. Dois grupos rivais de detentos teriam entrado em confronto e quebrado as celas.
A direção do presídio decidiu suspender as visitas ao local neste domingo como punição disciplinar. Os presos teriam se revoltado com a medida.
A CPPL II foi inaugurada no dia 1º de Julho de 2009. A unidade tem capacidade para 952 detentos e está localizada na BR 116, no quilômetro 27. Ao todo, há quatro unidades no Ceará voltadas para presos provisórios
Assinar:
Postar comentários (Atom)
PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...
-
ISSO NÃO É NOVIDADE, PARA OS GESTORES DA SEGURANÇA PÚBLICA DO BRASIL, DE NORTE AO SUL JÁ CONHEÇEMOS A CARA DOS DIREITOS HUMANOS...
-
SECRETARIO DE DEFESA SOCIAL REUNE-SE COM SINDASPMG E CONFIRMA EDITAL DE 3500 VAGAS DO CONCURSO PARA ASPs PARA O MÊS DE JULHO. vis...
-
A mudança de letra acontece de dois em dois anos . NÍVEL I, LETRA A + 2 anos,B+2anos.C+2,D+2,E+2, ATÉ A J DEPOIS NÍVEL II LETRA .A+2,B,...
Nenhum comentário:
Postar um comentário