segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Assistente de enfermagem transformou ambulatório de presídio em ponto de venda de drogas

Auxiliar de enfermagem transforma ambulatório de presídio em Bangu em boca de fumo Foto: / Divulgação / Polícia Civil
Carolina Heringer e Rafael Soares
Tamanho do texto A A A
Na Cadeia Pública Paulo Roberto Rocha, no Complexo de Gericinó, em Bangu, quem quisesse comprar maconha só precisava procurar o ambulatório. Lá, a assistente de enfermagem Claudia Regina Abrantes, 44 anos, estocava, dentro de isopores, onde podia-se ler “medicamentos”, quilos da droga, destinada à venda para os detentos. Claudia, que trabalhava no local há sete anos, foi presa em abril.
As investigações da Coordenação das Unidades Prisionais de Gericinó revelaram a participação de outros internos da unidade no esquema, que também incluía a venda de celulares para presidiários. Iran Vicente Fidel e Felipe de Oliveira Leite eram detentos no presídio e, segundo a denúncia da promotora Valéria Videira Costa, “sob o argumento de terem acesso para realização de faxina no ambulatório e pavilhões da cadeia pública, pegavam a droga com a enfermeira Claudia Regina, facilitando o deslocamento dos entorpecentes e celulares para outros internos, que pagavam para obtê-los”.
Já quem intermediava o contato de Claudia Regina com os fornecedores da droga era outro preso, Ademir Sodré, que fingia ter problemas de saúde para marcar sucessivas consultas no ambulatório. No local, o morador da favela Nova Holanda, na Maré, marcava encontros entre Claudia e sua mulher, Cristiane Alves Martins, que comprava a droga fora do presídio. O lucro era repartido entre todos.
Ademir Sodré: preso articulava venda de drogas
Ademir Sodré: preso articulava venda de drogas Foto: Divulgação / Polícia Civil
A investigação começou em abril, a partir da apreensão de um celular que estava com o faxineiro Iran dentro do presídio. Em depoimento, ele afirmou que havia comprado o aparelho por R$ 300 de Claudia Regina. Após busca no ambulatório, agentes penitenciários apreenderam 29 celulares, 29 carregadores, 33 fones, 74 chips, 3 baterias, além de 1kg e 50g de maconha. Segundo relato de Claudia, todo o material era destinado a Felipe, que iria revendê-lo nos pavilhões da prisão. Na ocasião, a auxiliar de enfermagem foi presa em flagrante. O juiz Alexandre Abrahão, da 1ª Vara Criminal de Bangu, decretou a prisão preventiva de todos os denunciados no dia 3 deste mês. Cristiane é a única foragida.

Funcionária do Estado

Claudia Regina era funcionária do Estado há 19 anos. Ela vai responder pelos crimes de formação de quadrilha e tráfico de drogas e, desde abril, está presa no mesmo complexo penitenciário onde, antes, trabalhava, na Cadeia Pública Joaquim Ferreira de Souza. Se condenada, a auxiliar de enfermagem pode ficar até 25 anos presa.
Cristiane Alves Martins: foragida
Cristiane Alves Martins: foragida Foto: Divulgação / Polícia Civil

Transferências

Após a revelação de que o material apreendido era destinado ao interno Felipe Leite, ele foi transferido para outra unidade, a Penitenciária Laércio da Costa Pelegrino, Bangu 1, em abril. Entretanto, segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), Felipe — que, segundo as investigações, também integra o tráfico da Maré — voltou para a Cadeia Pública Paulo Roberto Rocha.
Iran Vicente Fidel: o faxineiro que entregava as drogas
Iran Vicente Fidel: o faxineiro que entregava as drogas Foto: Divulgação / Polícia Civil

Sem revista

A auxiliar de enfermagem se beneficiava do fato de funcionários não serem revistados para entrar no presídio com drogas e celulares — armazenados no arquivo de documentos médicos. As investigações não apuraram desde quando Claudia usava o ambulatório como boca de fumo.



Leia mais: http://extra.globo.com/casos-de-policia/assistente-de-enfermagem-transformou-ambulatorio-de-presidio-em-ponto-de-venda-de-drogas-10355725.html#ixzz2hjXSDRvH

Nenhum comentário:

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...