segunda-feira, 28 de janeiro de 2013


Sociólogo envia carta de retratação aos inspetores (AGENTES DE SEGURANÇA PENITENCIÁRIO) brasileiros com uma explicação totalmente inviável e sem efeito. Leiam vocês mesmo.


ESTAMOS DE OLHO!!!


Como é de conhecimento de todos, o sociólogo Antonio Rangel Bandeira, da ONG VIVA RIO, concedeu entrevista à CBN, onde o mesmo desmoraliza, achincalha e ofende criminosamente todos os agentes penitenciários do Brasil.
Indignados com esta situação, o Sindicato, por intermédio do nosso jurídico, protocolou uma notificação dia 23, dando ciência à rádio das medidas que serão tomadas, pois não aceitamos tal humilhação. 
Diante disso o sociólogo encaminhou ao e-mail do Sindicato a carta exposta abaixo, com uma explicação totalmente inviável e sem efeito. Leiam vocês mesmo.
Obs.: É válido ressaltar que a rádio CBN ainda não se pronunciou sobre a notificação.
------------------------------------------
Aos Agentes Penitenciários e seus Representantes Sindicais

No dia 19 deste mês, chegando de viagem ao exterior, concedi entrevista à Rádio CBN em que relatei minha participação em conferência realizada nos Estados Unidos por policiais e pesquisadores, visando fornecer embasamento científico às propostas do Presidente Obama para promover mudanças na lei de armas daquele país.

Eu explicava aos ouvintes como a experiência brasileira de controle de armas é admirada lá fora, principalmente a campanha de desarmamento voluntário, e o Estatuto do Desarmamento. Mas como, por ironia, aqui dentro, o lobby das indústrias de armas no Congresso Brasileiro está destruindo aos poucos o Estatuto, lei democraticamente votada. Lá fora nos citam como exemplo, e aqui dentro tratam de acabar com uma lei que está dando certo, ao diminuir os homicídios por arma de fogo.
Foi quando na entrevista critiquei a concessão de porte de arma aos agentes penitenciários, e elogiei o veto da Presidente Dilma, porque realmente estou convencido que a tendência dos países que têm feito maiores avanços na segurança pública é a de diminuir o uso de armas de fogo pela polícia, restrito a unidades especializadas, ampliando o uso de armas de baixa letalidade para uso corrente da maioria dos policiais.
Cansado da viagem, cometi o lapso de generalizar, quando me referi ao fato de “agentes penitenciários servirem mais aos narcotraficantes que estão presos, do que cumprir o seu papel”.  (SERÁ?) Claro que eu me referia aos maus agentes, e não à instituição, nem à maioria dos agentes, pois como em toda categoria profissional, existem maus e bons agentes. Foi um erro de linguagem que cometi, e do qual naturalmente me arrependo.

Há 14 anos eu deixei de lecionar na Universidade para me dedicar integralmente ao controle de armas e à reforma da polícia, com o objetivo de diminuir os alarmantes níveis de mortes por arma de fogo em nosso país. Nesse processo, como membro do Viva Rio, basicamente trabalho com as forças de segurança pública, nossas parceiras no aperfeiçoamento das instituições policiais e em nossas pesquisas sobre armas. Sem essa parceria, não teríamos conseguido aprovar o Estatuto do Desarmamento, lei admirada em todo o mundo. Minha relação de parceria, respeito e admiração ao desempenho do policial brasileiro, geralmente trabalhando em precárias condições econômicas e de insegurança, podem ser facilmente comprovados pelos livros e artigos que escrevo, pelos policiais que comigo trabalharam e trabalham. Fui coordenador, e professor, de cursos de pós-graduação, dentro do programa da Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública, do Ministério da Justiça, onde dei aula para dezenas de policiais da PF, PM, PC, PRF, Bombeiros, Guardas Municipais e Agentes Penitenciários. No processo da CONSEG, sempre defendi a representação dos agentes penitenciários e trabalhamos juntos. Ano passado, cheguei a me reunir com a liderança da categoria no CONASP, em Brasília, para tratar da concessão do porte de armas para os agentes. (O SOCIÓLOGO ERA CONTRA 0 PORTE DE ARMA, AGORA É A FAVOR...SERÁ?) Esses são os fatos. O que deve pesar mais? Um lapso de linguagem durante uma rápida entrevista, ou dezenas de outras entrevistas dadas no passado e mais de dez anos de trabalho em parceria com os policiais e agentes penitenciários brasileiros? 

A CULPA E DE TERCEIROS (...) TODO BOM POLÍTICO SE SAI ASSIM!
VEJA O QUE O SOCIÓLOGO DIZ:

Claro que os defensores dos interesses da indústria e comércio de armas brasileiros, cuja nefasta influência no Congresso Nacional eu combato, estão tentando manipular o episódio, apontando-me como “inimigo” dos agentes penitenciários. Mas só os ingênuos, ou os de má-fé, não levarão em consideração a verdade dos fatos, que comprovam minha dedicação à segurança pública do meu país.
Rio de Janeiro, 25 de janeiro de 2012

Antonio Rangel Bandeira


O CARA "SOCIÓLOGO NÃO AGUENTOU A PRESSÃO (...) VEJA AI:


Segue em anexo carta que encaminhei para o Conselho Nacional de Segurança Pública (CONASP), onde ocupamos uma cadeira representando os agentes Penitenciários do Brasil, em que expresso minha indignação pela manifestação do Senhor Antônio Rangel Bandeira, representante do Viva Rio, feita à Radio CBN, em que mesmo afirma que nossa categoria é corrupta e ligada aos narcotraficantes.

A partir dessa minha manifestação enquanto conselheiro daquele colegiado, recebemos várias mensagens de apoio e solidariedade de outras entidades que compõem o CONASP. O próprio representante da entidade Viva Rio no CONASP, Conselheiro Sebastião Santos, manifestou-se considerando que declaração do senhor Rangel foi Infeliz e que o Viva Rio vai enviar ofício às entidades representativas dos Agentes Penitenciários com as devidas desculpas da entidade.

Desta forma, sugiro que cada sindicato, ou Federação de Sindicatos, requisite do Viva Rio que esse pedido de desculpas seja direcionado às suas respectivas entidades, o que, evidentemente, não exclui a possibilidade de cada agente, ou entidade representativa, fazer suas devidas representações contra o signatário da ofensa.

Em carta destinadas aos Agentes Penitenciários (em anexo) Rangel Bandeira diz que se reuniu com a liderança da categoria no CONASP para tratar da concessão do porte de armas para os agentes. Posso afirmar que, pelo menos nos dois últimos anos em que estou no CONASP, não ocorreu reunião alguma com o senhor Rangel para tratar dessa matéria.

Do mais, coloco essa nossa representação no CONASP à disposição de todos os Agentes Penitenciários país, salientando que esse espaço que conquistamos pertence a toda a categoria, incorporando todas as bandeiras sindicais que defendem os interesses dos servidores penitenciários e um serviço prisional público e de qualidade!

José Roberto Neves
Conselheiro representante dos Agentes Penitenciários no Conselho Nacional de Segurança Pública – CONASP.

Vejam abaixo mensagem do coordenador do Viva Rio e Conselheiro do CONASP:

“Meu caro José Neves e demais Conselheiros e Conselheiras, Em primeiro lugar, quero reafirmar a grandeza de espírito e a maneira republicana como você, caro Zé, se comporta no CONASP. Sua postura, sempre aberta e democrática tem contribuído, e muito, para o bom desenvolvimento dos trabalhos do Conselho. Em segundo lugar, quero agradecer a generosa compreensão em separar as palavras infelizes do Rangel, daquilo que prega o Viva Rio com relação às categorias profissionais da área de segurança do nosso país. Pois, todos sabem do nosso trabalho obstinado por valorização dos trabalhadores e trabalhadoras da área de segurança pública. O trabalho com as polícias e demais trabalhadores da segurança está na origem do Viva Rio, jamais emitiríamos palavras que pudessem desmoralizar quaisquer categoria de profissionais. E, para reafirmar nossas palavras, vamos enviar um ofício formal às entidades representativas dos Agentes Penitenciários com nossas devidas desculpas. Por último, tenho plena certeza que as infelizes palavras ditas por Rangem Bandeira, no calor de um debate radiofônico, também não representam seu pensamento quanto à categoria dos Agentes Penitenciários ou qualquer outra. Tenho certeza que, como democrata que é, Rangel sabe separar bem o joio do trigo. Sabe que em todos os seguimentos da sociedade existem pessoas boas e outras nem tanto. Quero, em nome da entidade que represento dentro do CONASP, reafirmar nosso total apoio aos Agentes Penitenciários e suas lutas por melhorias de condições de trabalho e de salário, pois são estas e outras lutas que nos motivam a estar no Conselho Nacional de Segurança Pública.”

Fraterno Abraço,
Tião Santos
Coordenador do Viva Rio e
Membro do CONASP

Nenhum comentário:

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...