sexta-feira, 14 de junho de 2013

Agente do ES diz que atirou em carro da Guarda por segurançA

14/06/2013 14h52 - Atualizado em 14/06/2013 14h52

Confusão aconteceu na noite desta quinta-feira (13), em Vila Velha.

Agente penitenciário escoltava preso de alta periculosidade.

Daniela Abreu e Fábio LinharesDo G1 ES
7 comentários
O agente penitenciário Esdra Endlich disse, nesta sexta-feira (14), que efetuou dois disparos para acertar os pneus do carro da Guarda de Trânsito de Vila Velha, após ter avisado na primeira abordagem dos guardas que estava escoltando um preso de alta periculosidade do Pronto-Atendimento da Glória ao Centro de Triagem de Viana (CTV), por isso não poderia parar.
Uma confusão envolvendo guardas de trânsito de Vila Velha e agentes da Secretaria Estadual de Justiça (Sejus) acabou em tiros na noite desta quinta-feira (13), na Avenida Carlos Lindenberg, em Vila Velha, na Grande Vitória. Testemunhas contaram que dois tiros foram disparados a poucos metros do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar e ninguém ficou ferido.
O agente afirma que estava com o sinalizador luminoso ligado, quando avançou o sinal vermelho em um local sem trânsito, em velocidade próxima a 70 km/h. Segundo Esdra, o carro da guarda de trânsito perseguiu o carro da Sejus duas vezes. "Na primeira, os guardas pediram para a gente encostar e mostrar os documentos. Argumentei que estava com um preso de alta periculosidade e que não poderia parar. Comuniquei o Ciodes. Fecharam a viatura e eu avisei que essa atitude poderia ser considerada ameaça, com risco de resgate de preso. Pouco depois, outra viatura deles bloqueou nosso carro. Nesse momento efetuei dois disparos para acertar os pneus do carro deles e prossegui. Utilizei uma carabina 556, uma arma mais precisa. Agi dentro da legalidade, do modo como fui treinado, para evitar o risco de resgate do preso", conta.
O secretário de Estado de Justiça, Sérgio Alves Pereira, confirmou que os agentes faziam o transporte de um preso do Centro de Triagem de Viana que passou mal e estava sendo levado para o Pronto Atendimento (PA) da Glória, em Vila Velha. Segundo o secretário, o veículo que foi utilizado era de grande porte, modelo Transit, devidamente sinalizado e com sinais luminosos e sonoros. "Quando se trata  de veículo e serviço de escolta, é necessário a utilização tanto de armas portáteis quanto de grosso calibre. Esse armamento é em decorrência dos riscos", explica.
O secretário afirmou que os agentes  se portaram de acordo com as orientações da Sejus e que "qualquer medida só será adotada após análise conclusiva dos fatos". Segundo o secretário, um inquérito policial deve ser determinado pelo delegado de polícia, que pode pedir a perícia da arma.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sinceramente, acredito na versão do agente da SEJUS, pois no ano passado um conhecido meu sofreu uma penalidade por, segundo eles, dirigir ameaçando outros veículos e excesso de velocidade... Na realidade, o que aconteceu foi que eles ficaram na frente, andando em baixa velocidade, pararam o veículo em via de circulação e ainda debocharam da cara da pessoa, daí, a pessoa se irritou e ultrapassou a viatura. Com isso aplicaram esta multa que coube a suspensão da CNH por um mês e curso de aperfeiçoamento. Eles estão abusando da autoridade e pensam que podem fazer isso com qualquer um.

SCHNEIDER ESTRATÉGIAS disse...

Parabéns para os Agentes Penitenciários. A alegação da Guarda Municipal de Vila Velha de que a viatura oficial da SEJUS com giroflex, sirene e agentes uniformizados transportando presos não tem trânsito livre é totalmente irresponsável. É necessária uma punição para quem ORDENOU tal ação. A guarda municipal é uma instituição relativamente nova e seus dirigentes não devem saber a história do Espírito Santo. Um grande número de fugas ocorreu quando veículos transportando presos eram abordados por bandidos. Eram colocadas em risco a vida dos policiais e da população. A criação dos Agentes Penitenciários foi, durante muito tempo, um dos clamores da segurança pública do estado, para que os policiais de escolta pudessem ficar livres dessa tarefa. Agora, vem uma instituição de segurança municipal ATRAPALHAR o serviço de escolta. Além de ser uma burrice descomunal, demonstra que os seus dirigentes não têm nenhum compromisso com segurança pública. Novamente parabéns aos agentes penitenciários.

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...