Novo "drone" americano pousa pela 1ª vez em porta-aviões
- Rich-Joseph Facun /ReutersO X-47B, um protótipo de avião não-tripulado, pousou no porta-aviões americano USS George HW Bush
O X-47B, um protótipo de avião não-tripulado ("drone"), pousou no porta-aviões americano "USS George HW Bush" nesta quarta-feira (10), abrindo um novo capítulo na história da Aviação Naval, anunciou a Marinha.
O aparelho, mais independente do que os atuais drones, como o "Predator" ou o "Reaper", havia decolado cerca de dez minutos antes da Estação Aérea Naval de Patuxent River, em Maryland (leste). Logo depois chegou ao porta-aviões, cruzando a costa do estado da Virgínia (leste).
O diretor do programa, comandante Jaime Engdahl, explicou que o X-47B "opera de forma independente durante o voo e em sua aproximação do navio, mas o oficial de pouso tem um controle digital direto ativado com um botão".
O X-47B, que não tem cauda, conta com uma turbina e uma forma chamada "asa de morcego" para aumentar suas capacidades "invisíveis" (de não ser detectado por radar). Foi projetado em 2007 pela empresa american Northrop Grumman, que também construiu o avião não-tripulado de observação Global Hawk.
O "drone" tem 19 metros de envergadura e 12 metros de comprimento. Está na etapa de testes, e ainda serão necessários muitos anos de pesquisa e desenvolvimento antes de sua entrada definitiva em serviço operacional na Marinha americana.
Sua classe de 2.100 milhas náuticas (3.900 quilômetros) faz dessa aeronave um potencial bombardeiro de longo alcance.
O aparelho, mais independente do que os atuais drones, como o "Predator" ou o "Reaper", havia decolado cerca de dez minutos antes da Estação Aérea Naval de Patuxent River, em Maryland (leste). Logo depois chegou ao porta-aviões, cruzando a costa do estado da Virgínia (leste).
O diretor do programa, comandante Jaime Engdahl, explicou que o X-47B "opera de forma independente durante o voo e em sua aproximação do navio, mas o oficial de pouso tem um controle digital direto ativado com um botão".
O X-47B, que não tem cauda, conta com uma turbina e uma forma chamada "asa de morcego" para aumentar suas capacidades "invisíveis" (de não ser detectado por radar). Foi projetado em 2007 pela empresa american Northrop Grumman, que também construiu o avião não-tripulado de observação Global Hawk.
O "drone" tem 19 metros de envergadura e 12 metros de comprimento. Está na etapa de testes, e ainda serão necessários muitos anos de pesquisa e desenvolvimento antes de sua entrada definitiva em serviço operacional na Marinha americana.
Sua classe de 2.100 milhas náuticas (3.900 quilômetros) faz dessa aeronave um potencial bombardeiro de longo alcance.