segunda-feira, 16 de março de 2015


Rebelião na cadeia pública de Vazante termina com agente penitenciário esfaqueado e 11 foragidos


Depois de espancarem o agente, os presos abriram todas as celas da cadeia.
Onze presos fugiram da Cadeia Publica de Vazante na manhã deste domingo (15). Segundo as informações do Tenente Fábio Mota, comandante da Policia Militar em Vazante, o fato aconteceu por vota das 8h da manhã quando um agente penitenciário foi abrir uma das celas. Presos de outra cela, que já estavam com ela aberta, rederam o agente e o esfaquearam. 

Depois de espancarem o agente, abriram todas as celas da cadeia e empreenderam em fuga. O Agente conseguiu sair e fazer contato com a polícia, que compareceu ao local de imediato. Quando os policiais chegaram já haviam fugido sete presos e quatro ainda estavam tentando pular o muro da cadeia e formam capturados.

A polícia cercou o local e comunicou o 45º Batalhão da Policia Militar em Paracatu, que enviou reforços e negociar a rendição dos presos. As negociações duraram até quase 11h, quando chegou ao seu final. Os presos se entregaram e estão retidos no pátio da cadeia.

De acordo como o delegado de Policia Civil de Vazante, André Luiz, os presos estão aguardando a sua transferência, que será feita pela SUAPI, mas ainda aguarda a autorização da Secretaria de Segurança Publica do Estado. 

Segundo ele, que em contato com o vice-governador do estado Antônio Andrade, o mesmo disse que dará todo apoio necessário para que isso possa acontecer o mais rápido possível. Ele não soube informar para onde serão transferidos os presos que estão na cadeia de Vazante, que eram 51 e atualmente são 44 pelo motivo da fuga de sete na data de hoje.

Vale lembrar que na ultima quarta-feira (11), houve uma tentativa de rebelião na mesma cadeia, onde os presos arrancaram uma das câmeras de segurança instalada no pátio e provocaram vários danos no local.

No ano passado um agente penitenciário, havia denunciado a falta de segurança da cadeia, que por varias vezes foi reiterada pelo delegado. 

O agente esfaqueado nesta manhã é Valdeir Teodoro de Araújo, ele foi levado para o Hospital Municipal de Vazante com cortes na cabeça e hematomas pelo corpo devido às agressões sofridas pelos presos. Segundo as informações ele não corre risco de morte.

Ainda estamos aguardando a lista dos presos que estão foragidos para a divulgação dos nomes. Dos pesos que estão retidos, 22 estão com prisão provisória e 22 já são condenados. Eles estão aguardando a transferência, que pode ser para presídios nas cidades de João Pinheiro, Unaí, Paracatu e Patrocínio.

Foi apreendida com os presos, uma arma de fogo, calibre 22. Policiais das cidades vizinhas estão fazendo cerco nas rodovias, para ajudar na captura dos presos. Foi acionada também a perícia técnica da Polícia Civil, a pedido do delegado André Luiz, para fazer um apanhado dos acontecimentos deste dia. O Delegado Regional de Paracatu, Edson Rogério de Morais, está em Vazante e acompanha o caso.

Todos os policiais foram convocados para realizar acompanhar a transferência dos presos. 

Foto: Rádio Montanheza
Fonte: Rádio Montanheza

Nenhum comentário:

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...