domingo, 2 de setembro de 2012


Com interdição de presídio, DP da Zona Sul de Natal já acumula presos

Na Plantão Zona Sul existem quatro presos que não deveriam estar lá.Juiz já foi comunicado, mas nenhuma escolta apareceu para removê-los.

A Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal já está sentindo os efeitos da interdição do Núcleo de Custódia da Polícia Civil, unidade que fica no bairro de Cidade da Esperança, e que deveria estar acolhendo todos os presos flagranteados da capital. No entanto, como o Núcleo foi impedido pela Justiça de receber novos detentos, algumas delegacias já começam a acumular presos mesmo sem oferecer estrutura para isso.
Núcleo de Custódia de Natal (Foto: Anderson Barbosa/G1 RN)Ainda de acordo com o policial Gonzaga, a delegacia fez contato durante o sábado e comunicou ao juiz de plantão a presença dos presos na DP, mas até o momento nenhuma escolta apareceu para remover os acusados detidos desde o início do fim de semana. "Vamos ligar para o juiz mais uma vez e pedir para que tirem estes presos daqui. Aqui não tem cela e não temos condições de ficar pastorando presos", disse o agente.Na manhã deste domingo (2), segundo o agente Messias Gonzaga, que está na escala de serviço da Plantão Zona Sul, quatro presos encontram-se trancados dentro de uma sala improvisada como cela. "Aqui não é pra ficar nenhum preso. Mas, como o Núcleo de Custódia foi interditado na semana passada, já estão começando a deixar presos aqui, o que não é pra acontecer", reclamou.
Na Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal encontram-se algemados dentro de uma sala adaptada dois acusados recapturados com mandados de prisão em aberto (Ubiraci Severiano e Cleiber da Silva) e dois acusados de assaltos na região da Grande Natal (Kleber Querino da Silva e Luiz Henrique Lima da Silva).
Interdição do Núcleo de Custódia
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte tem 30 dias para remover todos os presos detidos provisoriamente no Núcleo de Custódia da Polícia Civil, unidade localizada no bairro de Cidade da Esperança, na zona Oeste de Natal, que atualmente possui 105 detentos amontoados num espaço com capacidade máxima para 40.
Além disso, o prédio está oficialmente interditado e não poderá receber novos presos. Em um ano, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) ainda terá que devolver todos os prédios transformados em Centros de Detenção Provisória (CDPs) à Polícia Civil. A sentença, com estas e outras determinações, foi publicada no final da tarde desta quinta-feira (30) pelo juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública de Natal, Cícero Martins de Macedo Filho, ao acatar pedido do Ministério Público.

Nenhum comentário:

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...