domingo, 5 de fevereiro de 2012


CADEIAS COM SEGURANÇA REFORÇAD  FONTE BLOG DA FORÇA TÁTICA


Assim como no fim de ano, o período que antecede o Carnaval apresenta risco maior de fuga de presos

Com a aproximação do Carnaval, as autoridades policiais e da Secretaria da Justiça redobram a atenção em relação à seguranças de delegacias, casas de custódia e presídios. Neste período do ano, assim como nas datas próximas ao Natal e Ano-Novo, o clima fica ainda mais tenso nas unidades do Sistema Penal e também nas carceragens das delegacias de Polícia Civil, onde ainda há presos aguardando o fim de investigações e, posteriormente, transferência para a cadeia.

Na semana passada, vários episódios tornaram mais turbulenta a rotina das cadeias e delegacias. Na noite de terça-feira (31), cinco presos que estavam recolhidos na carceragem d0 9º DP (Vila Velha), fugiram depois que o único policial de plantão na distrital foi rendido. O resgate de um traficante que havia sido capturado um dia antes da fuga, ensejou a fuga de outros quatro homens. Apenas um deles foi recapturado.

Feridos

No dia seguinte (1º), uma violenta briga entre vários internos da Colônia Urbana Professor Olavo Oliveira, o ´antigo´ IPPOO I, no bairro Itaperi, nesta Capital, deixou três presos feridos. Um deles foi surrado pelos outros detentos. Outro, acabou atingido a golpes de cossoco. O terceiro foi baleado. A confusão só não se espalhou devido a pronta intervenção da Polícia Militar e do Grupo de Apoio Penitenciário da Secretaria da Justiça (GAP).

Ainda no mesmo dia, mas já no começo da noite, equipe do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) da PM foram mobilizadas diante da informação de que quatro detentos haviam sido vistos fugindo pelo matagal, às margens da BR-116, nas proximidades do Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS) e do Presídio Militar, que, atualmente, abriga presos civis.

Para impedir a fuga em massa de detentos nas cadeias , a Companhia de Policiamento de Guarda (CPG) tem reforçado a segurança principalmente nas Casas de Privação Provisória da Liberdade (CPPLs), onde milhares de presos estão recolhidos aguardando julgamento.

Reforçado

Segundo o comandante da unidade, major PM Marcelo Praciano, além do efetivo da Companhia, são mobilizadas, diariamente, patrulhas do Gate e do Canil (Rondas Ostensivas com Cães/Roca) para auxiliar no patrulhamento nas cercanias das unidades prisionais. A que mais apresenta problemas é a CPPL III, em Itaitinga, onde já ocorreram em menos de um mês, duas fugas em massa. No total, 36 presos conseguiram fugir.

Cerca de 17,3 mil presos formam, atualmente, a massa carcerária do Estado do Ceará. Segundo dados da Secretaria da Justiça, no Estado há 14 unidades carcerárias de médio porte, ainda, 134 cadeias públicas, todas administradas por aquela Pasta. Nas cadeias públicas, além do efetivo da PM, a falta de agentes penitenciários é suprida com a colocação de servidores das prefeituras, que atuam como se fossem agentes.

Delegacias

Nas delegacias de Polícia da Capital e sua Região Metropolitana, o quadro que antes era de completa superlotação, foi amenizado com a transferência de diversos presos para as CPPLs diante do surgimento de vagas que apareceram com a inauguração da Penitenciária de Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Segundo o diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE), delegado Jairo Façanha Pequeno, durante o processo de transferência, realizado no mês passado, cerca de 500 presos deixaram as celas das delegacias distritais, metropolitanas e especializadas. Essa leva de detentos foi distribuída nas CPPLs I, II e II, e no IPPOO II.

Ainda segundo Jairo Pequeno, atualmente, cerca de 500 presos permanecem nas DPs. Apesar de o número ainda ser alto, a superlotação foi amenizada. "Nesta semana, recebemos 56 vagas. O ideal, seria a Polícia Civil receber, todas as semanas, pelo menos, 100 vagas", afirmou o delegado.

Maior

O diretor do DPE frisa que a Delegacia de Capturas e Polinter, por sua própria destinação, é a que apresenta o maior número de presos. Cerca de 90 estão naquela Especializada à espera de transferência para a cadeia ou cumprem prisão especial.


Fonte: DN
Blog da Força Tática


Nenhum comentário:

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...