Carlos Rhienck/Hoje em Dia
Avanço de sinal vermelho gera 740 multas por dia em BH
Carro avança sinal na avenida do Contorno, esquina com avenida Assis Chateaubriand, na Floresta

Equipamento utilizado para controlar o tráfego de veículos e oferecer travessia segura ao pedestre, o semáforo não é respeitado por muitos condutores de Belo Horizonte. Por dia, 740 são multados por avançar o sinal vermelho. A estatística, divulgada ontem, na data em que se comemorou o Dia do Motorista, traz um alerta para os atos constantes de incivilidade no trânsito.

De janeiro a maio, 111.066 motoristas foram flagrados por radares, após furar o sinal em ruas e avenidas da capital. Na comparação com o mesmo período de 2012, houve um salto de 23% nas autuações, o que coloca a manobra arriscada no topo das infrações que mais cresceram na cidade. Nos cinco primeiros meses do ano passado, foram registradas 89.848 violações. A infração é gravíssima, gera multa de R$ 191,54 e rende sete pontos na carteira.

Ranking


Em BH, há 40 detectores de avanço. Os aparelhos foram instalados em junho de 2011. Segundo a BHTrans, o último levantamento disponível, feito em maio do ano passado, mostra que os cinco pontos com mais registros são: avenida Teresa Cristina com Presidente Juscelino Kubitschek; Afonso Pena com rua dos Tupis; Andradas com Carijós; Andradas com rua dos Caetés e Vilarinho com Marechal Falconiere.

Mestre na área de transportes, Silvestre de Andrade é categórico. Para ele, apesar de o dado ser alarmante, o número de infrações é totalmente subnotificado. “Com essa estatística, podemos ter uma pequena noção do problema, que, infelizmente, é maior. O levantamento leva em conta apenas os locais onde há radares de avanço. Porém, nas interseções sem o equipamento, o desrespeito, com certeza, é superior”.

Segundo Andrade, furar o sinal vermelho está, ao lado do avanço do limite de velocidade, no topo das infrações que mais oferecem riscos.

“Em termos quantitativos, claro, outras infrações, como estacionar em local proibido, podem até liderar as estatísticas, mas as consequências geradas por quem avança o semáforo são mais graves e precisam ser coibidas, sejam com programas educativos permanentes ou repressão forte, por meio de multas rigorosas”, avalia.

O diretor-geral do Detran-MG, Oliveira Santiago, lamenta o aumento das infrações. Ele aponta a falta de educação como a principal causa para as violações e diz que as polícias do Estado têm feito várias campanhas educativas, coibindo os excessos quando necessário.

Em queda

Apesar do aumento do registro de avanço de sinal, o total de infrações cometidas nos cinco primeiros meses do ano é menor se comparado ao montante do mesmo período de 2012. Entre janeiro e maio, foram computadas 606.770 autuações de trânsito, ante 693.246. Transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20% lidera a estatística de 2013, com 203.870 multas anotadas.