segunda-feira, 21 de abril de 2014

Armas levadas de Central de Escoltas são recuperadas, diz delegado

Segundo Wanderson Gomes, polícia encontrou 90% do artesanal.
Foram presos 4 suspeitos; armas foram roubadas em Ribeirão das Neves.

Raquel FreitasDo G1 MG
Comente agora
O delegado Wanderson Gomes, da Divisão de Operações Especiais (Deoesp) da Polícia Civil, informou, na manhã desta segunda-feira (21), que 90% das armas roubadas da Central de Escoltas de Ribeirão das Neves, no dia 24 de março, foram recuperadas. Além disso, quatro pessoas foram presas.
Policial exibe uma das armas roubadas da Central de Escoltas e que foi recuperada. (Foto: Raquel Freitas/ G1 MG)
Comboio chegou ao Deoesp, em BH, levando presos e armas apreendidas.  (Foto: Raquel Freitas/ G1 MG)
Policial exibe arma roubada da Central de Escoltas e que foi recuperada. (Foto: Raquel Freitas/ G1 MG)
Uma nota da Políca Civil diz que o caso está "totalmente esclarecido", mas não divulga outros detalhes. A corporação deve dar novos esclarecimentos ainda nesta manhã. Por volta das 10h45, um comboio chegou à sede do Deoesp, no bairro Gameleira, na Região Oeste, levando presos e o armamento recuperado. Policias exibiram algumas das armas
.
Comboio chegou ao Deoesp, em BH, levando presos e
armas apreendidas. (Foto: Raquel Freitas/ G1 MG)
Quarenta e cinco armas – 39 pistolas .40 e seis submetralhadoras – foram roubadas da unidade do sistema prisional, ao lado da Penitenciária Dutra Ladeira. Os agentes foram encontrados, na mudança de turno, alguns dormindo e outros passando mal. A suspeita é que eles tenham sido dopados. Alimentos que estavam no local foram recolhidos para perícia.
Por causa do roubo, nove agentes que estavam dentro da Central de Escoltas foram afastados preventivamente, e o local foi desativado. Lá ficavam os servidores responsáveis pela segurança no transporte de presos de todas as penitenciárias da cidade. À época do roubo, o subsecretário de Administração Prisional de Minas Gerais, Murilo Andrade de Oliveira, afirmou que o afastamento era um procedimento padrão, até que a Polícia Civil concluísse a investigação, e que os nove responderiam a processo administrativo.
Central de Escoltas, em Ribeirão das Neves, na Grande BH (Foto: Reprodução/TV Globo)Central de Escoltas, em Ribeirão das Neves, na Grande BH
(Foto: Reprodução/TV Globo)
Segurança
A casa onde funcionava a Central de Escoltas, de acordo com o subsecretário, não tinha alarme e nem circuito interno de TV. Uma câmera de segurança na Penitenciária Dutra Ladeira conseguia acompanhar o entorno da casa, mas não teria gravado nenhuma movimentação suspeita durante o roubo, no dia 24 de março.
As armas que foram roubadas estavam em dois lugares: dentro de um cofre e dentro de uma sala blindada. A Subsecretaria de Administração Prisional de Minas Gerais afirmou que nenhum destes locais foi arrombado, nem outra porta da unidade.

Nenhum comentário:

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...