quarta-feira, 11 de julho de 2012


Governo entrega 040 e 116 à iniciativa privada, em 2013
Trecho que será privatizado inclui 770 km entre Zona da Mata e Goiás
Publicado no Jornal OTEMPO em 11/07/2012
Avalie esta notícia » 
2
4
6
8
JOANA SUAREZ
  • Notícia
  • Comentários(3)
  • Compartilhe
  • Mais notícias
A
A
FOTO: ALEXANDRE GUZANSHE - 13.10.2009
Perigo. Quem passa pela BR-040 sabe bem dos problemas da rodovia; estrada acumula, em média, 20 mortes a cada mês, segundo PRF
As obras de restauração e duplicação da BR-040 em Minas, previstas para começar há dois anos, deverão ficar no papel pelo menos até 2013. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) confirmou a suspensão do edital para as obras da rodovia, que passará a ser administrada pela iniciativa privada. Em Minas, serão repassados 770 km, no trecho entre a divisa com Goiás e Juiz de Fora, na Zona da Mata.

Todos os serviços de melhorias na estrada ficarão a cargo da concessionária, que será escolhida através de concorrência. "Queremos fazer o leilão em novembro para assinarmos os contratos no início de 2013", afirmou o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. Além da BR-040, a rodovia 116, que vai da Zona da Mata ao Norte do Estado, também entrará no pacote. </CW>

Ontem, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, disse que um grande anúncio deve ser feito já no próximo mês com a lista de obras e projetos que passarão a ser tocados pela iniciativa privada. Além de rodovias, o governo federal quer entregar às empresas ferrovias, aeroportos e projetos no setor de energia elétrica.

Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT, o processo de concessão das rodovias passará por discussões em audiências públicas. Os moldes das parcerias ainda não foram definidos, mas ambas devem passar a ter pedágio.

Enquanto isso, a BR-040 continua sendo palco de tragédia, registrando, em média, 20 mortes por mês em 14 acidentes por dia. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), no primeiro semestre deste ano, a estrada matou mais que a BR-381, a Rodovia da Morte. Foram 2.601 acidentes e 124 mortes na 040, contra 4.944 ocorrências e 119 mortes na 381.

Quem passa pela rodovia conhece bem os problemas. Faltam proteção física entre as pistas, acostamento e sinalização, mas sobram pontes estreitas e falhas no asfalto.

Em abril do ano passado, o Dnit anunciou a restauração e duplicação da 040 em um trecho de 130 km, do trevo de Ouro Preto, na região Central, até Ressaquinha, a 154 km da capital, na Zona da Mata. O investimento previsto era de R$ 400 milhões.

De acordo com o Dnit, agora será feita apenas a revitalização do asfalto no trecho entre Belo Horizonte/Juiz de Fora. O edital será lançado em agosto e a previsão é que as obras durem dez meses. "Como o pavimento já estava bastante ruim não teria como esperar a concessão da rodovia", disse o engenheiro do Dnit, Alexandre Oliveira.
Aeroportos
Exigências. A ministra Miriam Belchior disse que o edital dos aeroportos deve exigir mais dos concorrentes que quiserem disputar Confins, Galeão (Rio de Janeiro) e um terceiro, que ainda não foi definido.

2 comentários:

Unknown disse...

Esse governo corrupto e miserável, se não bastasse a quantidade de impostos absurdos que já pagamos e não temos retorno, ainda estão criando mais um meio de roubar a nação, já passou da hora de da um basta nesses malditos ladrões que em nada representam aqueles que os elegeram, FORA PT!!

Unknown disse...

Esse governo corrupto e miserável, se não bastasse a quantidade de impostos absurdos que já pagamos e não temos retorno, ainda estão criando mais um meio de roubar a nação, já passou da hora de da um basta nesses malditos ladrões que em nada representam aqueles que os elegeram, FORA PT!!

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...