segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Ensino para policial esbarra em tradições militares
Melhoria é possível com punições a excessos e boas condições de trabalho
LUCIA NADERESPECIAL PARA A FOLHA
O Brasil tem uma multiplicidade incrível de forças policiais. Da Polícia Federal à Guarda Municipal, passando pela Civil, Rodoviária, Portuária, Legislativa, Científica, há uma infinidade enorme de diferentes currículos, doutrinas e procedimentos policiais ensinados nas mais diferentes academias.
Os conteúdos variam e, não raramente, é possível encontrar até mesmo disparidades contraditórias entre eles.
Em todos estes casos diferentes, entretanto, há um traço comum e indelével: a imposição nas academias de um ethos militar que transforma agentes públicos em soldados de combate.
Uma das formas de minimizar este impacto tem sido o ensino do Método Giraldi, composto por lições teóricas e circuitos de tiro.
Por meio dele, o policial militar aprende a adotar uma série de métodos e precauções, antes de pensar em sacar a arma de fogo.
Além do Método Giraldi, a ideia de uso "gradiente da força" também tem ganhado espaço crescente nas academias policiais.
Por esta doutrina, o policial aprende a usar apenas a força necessária e proporcional à ameaça, ou à resistência que enfrenta --passando pela simples presença física, pelo uso da voz e por inúmeros outros recursos não letais.
MUDANÇAS CULTURAIS
A letra fria dos livros escolares, entretanto, tem pouco a fazer contra as tradições tão arraigadas.
Mudanças culturais na nossa polícia passam por caminhos mais complexos que o simples currículo.
Nenhum progresso no ensino policial será eficaz no Brasil se não estiver combinado com outras instâncias, como a corregedoria, responsável por punir os excessos e desvios; e a melhoria das próprias condições de trabalho dos policiais.

Nenhum comentário:

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...