quinta-feira, 24 de janeiro de 2013


PRESOS FALAM AO CELULAR DE DENTRO DA CADEIA

ZERO HORA 24 de janeiro de 2013 | N° 17322

FLAGRANTE NA CADEIA

Fotos mostram presos ao celular em Santa Maria


PATRIC CHAGAS | ESPECIAL

A lei que veta o uso de telefones celulares no interior de instituições penais parece não valer para detentos do Presídio Regional de Santa Maria. Basta chegar o horário destinado ao banho de sol para que os apenados comecem o que pessoas que trabalham no local chamam, ironicamente, de “a bolsa de valores dos presos”.

Cansada de presenciar irregularidades, uma pessoa que trabalha no presídio resolveu fotografar os delitos. Os registros feitos neste mês mostram os detentos fazendo uso de celulares, sem se preocupar em serem vistos por agentes da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), responsáveis pela segurança interna da cadeia. Duas fotos mostram um mesmo homem usando dois aparelhos diferentes no mesmo dia.

– Cansei de presenciar este tipo de situação e nada ser feito a respeito – afirma a pessoa que fez as fotos.

Ele afirma que, além dos telefones, estoques (facas artesanais) e até facões são vistos nas mãos dos detentos.

Segundo o administrador-geral substituto do Presídio Regional, Celso Scotti, os detentos ficam sozinhos no pátio na hora do banho de sol porque os agentes estão nas celas fazendo a revista diária.

– Não dispomos de gente suficiente para fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Quando os agentes estão verificando as celas, os presos ficam assistidos por PMs (responsáveis pela guarda externa). Cerca de 80 detentos ficam juntos no pátio, e isso dificulta a identificação dessas irregularidades pelos policiais – argumenta.

Conforme Scotti, as denúncias de uso de celular geralmente vêm dos PMs. O detento passa por revista pessoal e tem sua cela verificada. Quando os casos se tornam frequentes, a Susepe consegue articular com a Brigada Militar e a Justiça revistas gerais.

– Todas as pessoas que entram no presídio passam por revista. Quando há alguma suspeita, a revista é feita de forma minuciosa – diz.

3 comentários:

Anônimo disse...

Os Agentes Penitenciários não estão vendo isso não é? Ta faltando homem aí nessa porra? Quero ver alguém usar celular quando eu entrar, aí sim vai ter que ser muito homem, pq a porrada vai comer pra geral !!

Anônimo disse...

QUANDO EU ENTRAR TAMBEM NÃO VAI TER MEU PÉ TA DOENDO. ESSAS IRREGULARIDADES VAI SER ZEROOOOOOOOOOOOOOOOOOO.

Anônimo disse...

Penso que para publicar algo que realmente vai temer alguém, tem que também colocar o rosto. rsrs

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...