REDS
Estado inicia preparação de guardas no registro de ocorrências
As guardas municipais de BH e Contagem já entregaram os protocolos dos tipos de atuação comumente atendidos por elas; ao todo Minas conta com 130 polícias municipais
PUBLICADO EM 28/09/15 - 18h31
Teve início nesta segunda-feira (28) a preparação das guardas municipais de Minas Gerais para o preenchimento do Registro de Eventos de Defesa Social (Reds), como é chamado o antigo Boletim de Ocorrência. O secretário de Estado de Defesa Social, Bernardo Santana, se reuniu na Cidade Administrativa com representantes de guardas do Estado.
De acordo com as informações divulgadas pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), a rápida inclusão das 130 corporações municipais existentes foi uma determinação do governador Fernando Pimentel (PT). O objetivo da medida seria melhorar o atendimento aos cidadãos na área de segurança pública.
Serão construídos convênios específicos para cada guarda, analisando o perfil de atuação de cada uma. Isso ocorre por cada corporação trazer características distintas no atendimento, como o tamanho da população e a dinâmica local da criminalidade. “É preciso definir procedimentos claros de como a guarda vai atuar, considerando a ação preexistente de instituições como a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar”, observou Maurício Santos, titular da Subsecretaria de Promoção da Qualidade e Integração do Sistema de Defesa Social (Supid).