quarta-feira, 1 de agosto de 2012


Acusados de tortura terão 15 dias para se defender
Ministério Público queria afastamento imediato para seguir apuração
Publicado no Jornal OTEMPO em 01/08/2012
Avalie esta notícia » 
2
4
6
8
KARINA ALVES
  • Notícia
  • Comentários(0)
  • Compartilhe
  • Mais notícias
A
A
FOTO: JORNAL VERTENTES DE MINAS/ DIVULGAÇÃO
Presídio. Na foto, fachada da unidade prisional; local tem capacidade para 30 presos, mas tem 46
O juiz Carlos Alexandre Romano de Carvalho, da comarca de Jaboticatubas, na região Central do Estado, deu ontem um prazo de 15 dias para que o diretor do presídio da cidade e três agentes penitenciários sejam notificados e apresentem defesa sobre a suspeita de maus-tratos, tortura e assédio moral dentro da unidade. Em sua edição de ontem, O TEMPO mostrou que o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) encaminhou à Justiça o pedido de afastamento dos funcionários para prosseguir com as investigações dentro da unidade. O juiz, no entanto, só irá decidir sobre o afastamento após o vencimento do prazo.

A promotora Marise Alves disse que vai recorrer. "Vou acionar o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Quero entrar no presídio e ouvir os detentos. O diretor e os agentes terão seus direitos de defesa, mas meu pedido de afastamento foi cautelar, para que eu possa ouvir as pessoas. Com eles lá dentro, todos os presos vão ter medo de falar", justificou.

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) informou que o juiz da comarca comunicou a Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) sobre as investigações do MPMG, para que sejam tomadas medidas administrativas.

Procurado pela reportagem, o juiz não quis se manifestar e informou sua decisão por meio da assessoria do tribunal. A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) afirmou que foi notificada e que vai apurar o caso.

Para o advogado William dos Santos, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados (OAB-MG), o problema em Jaboticatubas é comum a várias outras prisões do Estado. "Nosso sistema prisional está decadente do ponto de vista da estrutura e da capacitação dos agentes. Em vez de se regenerar, o preso tem um retrocesso e se torna uma pessoa pior

4 comentários:

Anônimo disse...

não acredito que agentes chegam ao ponto de fazer isso vai trabalhar dentro de um presidio, falar é fácil vai viver a realidade de 100% desses detentos não estão nem ai,quer passar a mão neles leva pra casa e poe no canto da cama, engraçado sem pre o lado da segurança que se ferra mas quando ajuda ninguém reconhece,se um detento pega um agente e faz refém direitos humanos nem ai então v~çao tomar no meio do seu cu só. essa promotora quer falar com eles ja proveita leva uma remessa pra casa!!!!! estou indignado com esse governo direito humano (direito horroroso)!

Anônimo disse...

é verdade meu amigo todas as cadeias publicas em geral estão super lotadas e querem que os agentes penintenciarios ficam sofrendo com isso ainda mais quanto e contratado mandam em bora e ai um agente uma vez sempre ate o resto da vida!!! Essa promotora ai que ajudar os detentos até entendo mas primeiro vamos olhar como o agente esta trabalhando as condições isso ninguém quer saber!

Anônimo disse...

O que os agentes fizeram é a volta da ditadura militar.

O juiz deveria ter afstado todo mundo, ao invés de passara a mão na cabeça dos agentes.

Na verdade esses agentes é que deveriam estar atrás das grades para ver como é bom ser torturado.

Anônimo disse...

leva tudo pra sua casa na hora que sacanearem com alguém da sua família ai quer justiça, não quero incentivar a volta da ditatura mas tem bandido que so na porrada,é fácil julgar se está de fora mas quando está dentro é muito complicado. A monta uma casa pra cuidar de vagabundos pra vc. leva tudo pra casa....

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...