segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Agentes penitenciários de MS criam 'engenhoca' para vistoriar local difícil
Equipamento tem câmera de infravermelho que é conectada a monitor. Responsável diz que vão aprimorar para ser usado em locais molhados.
27/09/2015 17h47 - Atualizado em 27/09/2015 17h47
Do G1 MS
Agentes conseguem ter acesso a espaço entre telhado e laje (Foto: Divulgação/ Agepen)Agentes conseguem ter acesso a espaço entre
telhado e laje (Foto: Divulgação/ Agepen)
Dois agentes penitenciários do Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, o Segurança Máxima de Campo Grande, usaram a tecnologia e a experiência do dia a dia para criar um equipamento que ajuda a vistoriar lugares de difícil acesso como espaço entre o telhado e a laje.
A invenção foi montada utilizando uma câmera de infravermelho, do sistema de videomonitoramento da unidade prisional, presa a uma haste de madeira e conectada a um monitor portátil que serve de visor.
Segundo o diretor da penitenciária, João Bosco Correia, somente na primeira vistoria com o auxílio da “engenhoca” foram apreendidos 15 celulares, 65 porções de drogas, sete chips, três roteadores, dois cartões de memória e uma balança de precisão.
A ideia surgiu com o servidor Dirceu Belmar Monis que pensava uma estratégia para vistoriar lugares de difícil visualização. Até então utilizavam espelho e lanternas que não eram tão eficientes. Primeiro, Monis comprou, por conta própria, uma câmera para fazer o teste. Otimista com o resultado, procurou o responsável pelo sistema de videomonitoramento que topou o desafio.
'Engenhoca' tem câmera de infravermelho presa a cabo (Foto: Divulgação/ Agepen)'Engenhoca' tem câmera de infravermelho presa
a cabo (Foto: Divulgação/ Agepen)
Responsável pelo sistema de monitoramento de câmeras, Abraão Rodrigues de Paula, ressaltou que ainda está buscando aperfeiçoar o equipamento. O próximo passo é reduzir o tamanho do equipamento para acessar mais estreitos. Além disso, os agentes também estudam uma forma de acessar locais molhados.
Primeiro passo
Monis é servidor de carreira há 10 anos. O agente contou que sempre buscou melhorar as revistas. O primeiro passo da invenção foi dado quando trabalhava no Estabelecimento Penal de Paranaíba, região leste de Mato Grosso do Sul, e idealizou um equipamento que na época batizaram de “pescador”.
Era um tipo de anzol usado para busca de objetos e materiais proibidos escondidos em vasos sanitários. A invenção é usada até hoje na unidade prisional e já auxiliou em apreensões de quatro aparelhos celulares, quatro carregadores e três fones de ouvido realizada no presídio do interior no último dia 1º de setembro.

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...