A paz, se possível, mas a verdade, a qualquer preço.(Martinho Lutero)

BLOG ALFA PAPA MG .A paz, se possível, mas a verdade, a qualquer preço.(Martinho Lutero)

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

OLFO CÉSAR | 19 de Janeiro de 2016 12h24

Detento agride agente penintenciário em presídio de Corumbá e vídeo vaza

Agepen abriu processo administrativo para apurar atitude de preso
Agente de segurança é agredido por preso
Luís Henrique da Costa foi transferido para a Penitenciária de Segurança Máxima, em Campo Grande, na semana passada, depois de agredir um agente penitenciário. O caso aconteceu no Instituto Penal masculino de Corumbá, cidade a 444 quilômetros de Campo Grande, na quinta-feira (14).
Costa, que é acusado pelo artigo 213 do Código Penal, referente a crime sexual, havia pedido para os agentes penitenciários para ser transferido do seguro, ala reservada para acusados desse tipo de crime, para outro setor. Agentes e o próprio preso estavam verificando essa possibilidade, quando na volta para o seguro, houve a agressão.
O agente levou um chute no peito. Na sequência, outros funcionários da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário renderam o preso e o imobilizaram.
Diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa, disse que teve informação do fato e que situações como essa podem fazer parte da rotina dos agentes penitenciários. "Eles são treinados para atuarem em ocasiões como essa", explicou.
A primeira medida tomada pela agência foi transferir de presídio Luís Henrique da Costa. Também foi instaurado procedimento administrativo para apurar a atitude do detento.
O vazamento das imagens, feitas a partir de câmera de segurança instalada no Instituto Penal de Corumbá, também é alvo de investigação. "As imagens mostram a rotina de um presídio e isso pode prejudicar o trabalho", afirmou Stropa.
De acordo com ele, um servidor público deve ter vazado as imagens e responderá a processo.