Flávio Tavares / Hoje em Dia
Guarda Municipal
A Prefeitura de Belo Horzionte deu mais um passo para o armamento dos guardas municipais da capital. Visando o registro ou o porte da arma de fogo, o Executivo divulgou nesta quinta-feira (16) a abertura de uma licitação para a avaliação psicológica dos guardas. A informação foi publicada no "Diário Oficial do Município" (DOM).
O plano da prefeitura é usar 300 armas, que foram compradas em 2005, na época em que o atual governador, Fernando Pimentel, era prefeito de Belo Horizonte. A ideia é que as armas sejam utilizadas por agentes que fazem patrulhamento em áreas de maior risco da capital. A Guarda Municipal informou, por meio de sua assessoria, que foi definido um cronograma para o treinamento dos guardas, que poderá ser realizado em convênio com a Polícia Militar de Minas Gerais.
Amparada no Estatuto Geral da Guarda Municipal, o texto que autoriza o uso de armas de fogo pelos agentes foi aprovado em agosto de 2014. A definição para o armamento da guarda, no entanto, saiu após uma briga entre guardas e policiais militares no início deste ano, que terminou com uma agente municipal ferida, dois protestos e um indicativo de greve.