terça-feira, 16 de junho de 2015

Oito presídios começam a ser construídos em Minas

Quantia de R$ 94 milhões vai ser repassada pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) para a construção das unidades prisionais

Situação atrasa saída de presos das unidades prisionais
PUBLICADO EM 16/06/15 - 20h39
A construção de oito unidades prisionais foram iniciadas pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) e o Departamento Estadual de Obras Públicas (Deop). Para a realização do projeto, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão vinculado ao Ministério da Justiça,  é responsável pelo repasse de R$ 94 milhões.

O início das obras é resultado do trabalho da força-tarefa criada pelo governador Fernando Pimentel para enfrentar a superlotação do sistema prisional. Além da Seds e da Deop, também participam do projeto as secretarias de Estado de Governo, da Casa Civil e de Relações Institucionais, do Planejamento e Gestão, da Fazenda, Gabinete Militar e Secretaria-Geral da Governadoria. As novas unidades prisionais estão localizadas nas cidades de Pirapora, Uberlândia, Pará de Minas, Iturama, Barbacena, Machado, Ubá e Lavras.
As obras dos oito presídios foram licitadas no governo anterior que, no entanto, não destinou recursos para a execução na Lei Orçamentária de 2015 enviada para a Assembleia Legislativa também no ano passado.
O secretário de Estado de Defesa Social, Bernardo Santana, afirmou que o início das obras é resultado do empenho de todas as secretarias participantes da força-tarefa. “Essas novas unidades são aguardadas com ansiedade pela população, pelas forças de segurança pública, pelo Poder Judiciário e pelo Ministério Público”, destacou.
Considerando as 148 unidades administradas à época pela Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) da Seds, existiam em 31 de dezembro de 2014 cerca de 59 mil presos em Minas Gerais e pouco mais de 34 mil vagas, configurando um déficit de quase 25 mil vagas.

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...