quinta-feira, 23 de abril de 2015


Celas com ar-condicionado provocam saída de diretor de cadeia, em Manaus
Revista da polícia descobriu também mais de 200 celulares no local. Cadeia Pública Desembargador Vidal Pessoa ainda tinha drogas.
22/04/2015 14h30 - Atualizado em 22/04/2015 17h57
Do G1 AM
Aprelhos apreendidos  (Foto: Antonio Assis/Seap)Aparelhos apreendidos (Foto: Antonio Assis/Seap)
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) exonerou o diretor da Cadeia Pública Desembargador Vidal Pessoa, José Lázaro Bezerra Campelo. O anúncio ocorreu nesta quarta-feira (22), após uma revista da polícia encontrar armas, drogas, mais de 200 celulares, além de aparelhos de ar-condicionado portáteis dentro das celas. O coronel Lourismar Bonates, titular da Seap, criticou a atual gestão da unidade.
"Um ar-condicionado que entra em um presídio vai pela porta da frente e eu responsabilizo a direção por não fiscalizar quem está infringindo as regras. Nós vamos instaurar procedimento administrativo para saber quem mais está por trás, mas temos a prova de que a direção não tinha mais controle da situação", explicou Bonates.
A operação de revista teve início por volta das 6h. A ação, realizada com o apoio da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam) e da Tropa de Choque da Polícia Militar, teve o objetivo e apreender objetivo proibidos de entrar nas unidades prisionais. 140 policiais estiveram envolvidos da ação.
Objetos apreendidos com dentro da cadeia (Foto: Antonio Assis/Seap)Objetos apreendidos com dentro da cadeia (Foto: Antonio Assis/Seap)
Ao todo, foram apreendidos 700 trouxas de drogas, uma pistola 765, um revólver calibre 32, um bebedouro, além de 236 celulares, tesouras, barras de ferro, serrote e 68 facas. Ainda durante a vistoria, a polícia localizou um tracajá.
"Pedimos apoio da Polícia Militar na semana passada para a revista de hoje. Encontramos coisas graves. Achamos duas armas de fogo e uma quantidade muito grande de drogas, a maioria cocaína. Localizamos ainda dois aparelhos de ar-condicionado dentro da cela de um pastor que está preso. É uma prova de que a direção do presídio não estava tendo o menor controle do que estava ocorrendo ali entro. O diretor já foi exonerado", disse Bonates.
Coronel Lourismar Bonates, titular da Seap, criticou gestão da unidade (Foto: Luis Henrique Oliveira/G1 AM)Coronel Lourismar Bonates, titular da Seap, criticou
gestão da unidade
(Foto: Luis Henrique Oliveira/G1 AM)
Ainda durante a vistoria, 21 presos foram conduzidos ao Departamento de Investigações do Narcotráfico (Denarc), segundo o tenente coronel Cleitman, do Comando de Policiamento Especial (CPE). Os detentos guardavam entorpecentes dentro das celas da unidade. Os suspeitos deverão ser transferidos de cadeia.
Segundo o coronel, Ernandes Peres Fernandes Júnior assumirá a gestão da unidade prisional a partir desta quarta. O secretário informou ainda que Júnior tem experiência como agente penitenciário e já atuou na Vidal Pessoa.

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...