quinta-feira, 30 de abril de 2015


28/04/2015 16:17

Curso prepara agentes penitenciários com padrões internacionais de segurança

Juliana Nogueira


Curso para agentes penitenciários (Foto:Ascom Sejus)
Os agentes penitenciários que irão atuar na nova unidade prisional do Piauí, a Casa de Detenção Provisória de Altos, estão passando por um curso de capacitação com agentes federais da Escola Nacional de Serviços Penais do Departamento Penitenciário Nacional - EPEN/Depen, do Ministério da Justiça. O curso tem duração de 80 horas e está sendo realizado na Academia/Escola de Formação Penitenciária do Piauí (Acadepen) da Secretaria Estadual de Justiça.
“O aperfeiçoamento segue os moldes do sistema prisional federal e obedece aos acordos internacionais, voltados à garantia dos direitos dos presos e dos agentes”, destaca a supervisora do curso Especial de Gestão e Procedimentos em Ambiente Prisional, Ana Helena Pessoa, da Espen. A abertura do curso, que segue até o dia 8 de maio, aconteceu nessa segunda-feira (28), na Acadepen. Durante a solenidade, o secretário estadual de Justiça, Daniel Oliveira, falou da importância em investir na capacidade de trabalho dos agentes penitenciários do Piauí.
“Sabemos que os desafios são enormes e precisamos investir nos nossos agentes. Esses avanços representam uma nova perspectiva para a Secretaria de Justiça. Junto à retomada de obras e à valorização dos servidores vamos conseguir construir um novo sistema prisional”, destaca Daniel Oliveira. Junto a essas ações, o secretário chama a atenção para a ressocialização dos internos através do trabalho. “Queremos garantir mais emprego para os internos. Vamos avançar nessa diretriz e ainda investir nos cursos de profissionalização”, completa.
O diretor da Acadepen, Jacinto Teles, falou dos avanços na oferta de cursos para agentes. “Essa aqui é a casa do servidor. Já realizamos o primeiro curso de aperfeiçoamento de serviços penais e queremos lançar a primeira pós-graduação em gestão prisional, numa parceria com a Universidade Estadual do Piauí”, disse.
O diretor substituto da Escola Nacional de Serviços Penais, Antônio Dantas, também participou da abertura do curso e falou da importância dessa formação. “Selecionamos os melhores professores do país para esse curso. Precisamos capacitar os servidores que atuam no sistema penitenciário”, diz Antônio Dantas.
A mesa de honra também foi composta pelo deputado estadual Hélio Oliveira, pelo diretor de Administração Penitenciária da Secretaria Estadual de Justiça, Fagner Martins, o advogado e presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB-PI, Lúcio Tadeu.
O curso contempla 35 agentes. As aulas teóricas serão ministradas na sede da Acadepen e as práticas na Casa de Detenção Provisória de Altos, que será inaugurada na primeira quinzena de maio.
Oito agentes do Piauí fazem curso no Distrito Federal
Oito agentes penitenciários do Piauí participaram do 19º Curso Básico de Intervenção em Recinto Carcerário, realizado pela Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE) do Distrito Federal. O curso reuniu 120 alunos de 17 estados brasileiros e aconteceu durante 12 dias, no período de 6 a 17 de abril. A seleção dos agentes foi realizada através da Academia/Escola de Formação Penitenciária do Piauí – Acadepen, da Secretaria Estadual de Justiça.
“É a primeira vez que pude participar. Esse é um treinamento mais completo. O curso é referência em todo o país e além de ajudar no nosso dia a dia, nos mostrou a realidade do sistema prisional no Distrito Federal, onde os agentes vestem a ‘camisa’ e fazem a diferença”, disse o agente Reginaldo Ribeiro, coordenador do Comando de Operações Prisionais (COP) da Secretaria Estadual de Justiça.
Dos oito alunos representantes do Piauí, quatro foram aprovados e estão aptos para a próxima etapa, que ainda terá sua data definida. Reginaldo Ribeiro foi um dos aprovados.

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...